Perfil do professor da Universidade Nacional Mayor de San Marcos e sua relevância para as demandas atuais: Escuela Profesional de Bibliotecología y Ciencias de la Información (Escola Profissional de Bibliotecologia e Ciências da Informação)

Autores

  • Alonso Estrada Cuzcano Universidad Nacional Mayorde SanMarcos, Peru, Peru
  • Karen Lizeth Alfaro Mendives Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Peru, Peru

DOI:

https://doi.org/10.15359/rb.36-1.4

Palavras-chave:

Perfil profissional, professor universitário, bibliotecário

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer uma compilação teórica e reflexiva sobre o perfil profissional dos professores universitários, bem como uma análise das habilidades que devem exigir esse perfil para atender às necessidades da sociedade de hoje, levando em consideração as mudanças tecnológicas e novas demandas do mercado de trabalho, concluindo que esse perfil deve ser constantemente atualizado para garantir gerações de profissionais e valores adequados que atendam a essas exigências. Por fim, é analisado o perfil dos professores da Escola Profissional de Biblioteconomia e Ciências da Informação, identificando seus conhecimentos, habilidades e experiência profissional.

Referências

Álvarez, M. (2011). Perfil del docente en el enfoque basado en competencias. Educare, 15 (1). Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/1941/194118804008.pdf.

Basadre, J. (1975). Recuerdos de un bibliotecario peruano: 1919-1930, 1930-1932, 1935-1942, 1943-1948, 1956-1958. Lima: Historia.

Bozu, Z. & Canto, P. (2009). El profesorado universitario en la sociedad del conocimiento: competencias profesionales docentes. Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria. 2 (2). Recuperado de http://educacioncientifica.org/Refiedu/Vol2_2/REFIEDU_2_2_4.pdf

Corzo, O. & Lumbreras, S. (2003). 50 años de enseñanza bibliotecológica 1943-1993. Lima: UNMSM.

Estrada-Cuzcano, A. & Alfaro-Mendives, K. (2016). Presencia de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos en la Bibliotecología Peruana: Estudio historiográfico. Letras, 87 (125). Recuperado de http://www.scielo.org.pe/pdf/letras/v87n125/a06v87n125.pdf

CONCYTEC (2017). Guía para calificarte como investigador CONCYTEC. Recuperado de https://dina.concytec.gob.pe/appDirectorioCTI/index_guiaRegina.jsp

García, C.: Reyes, M. & Pachano (2012). El perfil del docente universitario en el marco de la innovación curricular en Venezuela. Redhecs, 12 (7). Recuperado de http://publicaciones.urbe.edu/index.php/REDHECS/article/viewArticle/741/3010

Jaramillo, O. (2015). Pertinencia del perfil de los profesionales de la información con las demandas del mercado laboral. Revista Interamericana de Bibliotecología, 2 (38). ISSN 0120-0976. http://dx.doi.org/10.17533/udea.rib.v38n2a03

Ley N° 30220 (2014, julio 9). Ley Universitaria. El Peruano Diario Oficial, Normas Legales.

Mac Kee de Maurial, N. (1963). Veinte años de existencia de la Escuela Nacional de Bibliotecarios. Boletín de la Biblioteca Nacional, 17 (28).

Mac Kee de Maurial, N. (1966). Escuela Nacional de Bibliotecarios del Perú. Fenix: Revista de la Biblioteca Nacional del Perú. (16).

Mas, Ò. (2011). El profesor universitario: sus competencias y formación. Profesorado: revista de curriculum y formación del profesorado, 15 (3). Recuperado de http://www.ugr.es/~recfpro/rev153COL1.pdf

Miranda, I. (2005). La Escuela Académico-Profesional de Bibliotecología y Ciencias de la Información de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Perú: recuento y perspectivas. En F. F. Martínez Arellano & J. J. Calva González (Eds.), Seminario INFOBILA: como apoyo a la investigación y educación en Bibliotecología en América Latina y el Caribe. Memoria 16, 17 y 18 de marzo de 2005. México: UNAM. CUIB.

Pardo, T. (1990). El primer cuarto de siglo de la Escuela Nacional de Bibliotecarios. Fenix: Revista de la Biblioteca Nacional, (36-37).

Resolución Rectoral N°. 0313-R-16 (2016, agosto 17). Estatuto de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos. El Peruano Diario Oficial, Normas Legales.

Rivera, N. (2016). Las capacidades humanas desde la perspectiva personológica del profesional competente. Revista Cubana De Educación Médica Superior, 30 (4). Recuperado de http://scielo.sld.cu/pdf/ems/v30n4/ems15416.pdf

Talavera-Ibarra, A. & Vega-Ramírez, A. (2016). Library Education in Peru: Historical and Future Perspectives. In M. Seadle, C. M. Chu, U. Stöckel & B. Crumpton (Eds.), Educating the Profession: 40 years of the IFLA Section on Education and Training. Berlin: Walter de Gruyter GmbH & Co KG.

Tribunal Constitucional (2015). Sentencia del Tribunal Constitucional (Pleno) N°. 0014-2014-PI/TC de 10 de noviembre.

Universidad Nacional Mayor de San Marcos – UNMSM (2015). Modelo Educativo San Marcos [2ª. Ed.]. Lima, UNMSM. Vicerrectorado Académico. Recuperado en http://viceacademico.unmsm.edu.pe/wp-content/uploads/2015/07/Modelo_Educativo_COMPLETO.pdf

Universidad Nacional Mayor de San Marcos – UNMSM (2016). Avances en el diseño curricular: EAP de Bibliotecología y Ciencias de la Información, Facultad de Letras y Ciencias Humanas. Lima, UNMSM. Vicerrectorado Académico. Recuperado en http://viceacademico.unmsm.edu.pe/wp-content/uploads/2016/07/Bibliotecolog%C3%ADa-21.pdf

Publicado

2018-02-09

Como Citar

Perfil do professor da Universidade Nacional Mayor de San Marcos e sua relevância para as demandas atuais: Escuela Profesional de Bibliotecología y Ciencias de la Información (Escola Profissional de Bibliotecologia e Ciências da Informação). (2018). Bibliotecas, 36(1), 1-19. https://doi.org/10.15359/rb.36-1.4

Edição

Seção

Artículos

Como Citar

Perfil do professor da Universidade Nacional Mayor de San Marcos e sua relevância para as demandas atuais: Escuela Profesional de Bibliotecología y Ciencias de la Información (Escola Profissional de Bibliotecologia e Ciências da Informação). (2018). Bibliotecas, 36(1), 1-19. https://doi.org/10.15359/rb.36-1.4

Comentarios (ver términos de uso)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >>