Desenvolvimento e implementação de um ambiente de aprendizagem virtual: aproximando os estudantes da biblioteca da infoética

Autores

  • Fernando Hernández Vargas Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información, Universidad Nacional, Costa Rica, Costa Rica

DOI:

https://doi.org/10.15359/rb.39-2.4

Palavras-chave:

Ambientes virtuais de aprendizagem, ética da informação, biblioteconomia, TICs, pesquisa baseada em design, ensino para a compreensão

Resumo

Este artigo mostra o progresso dos processos de fundação e desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem virtual (EVA), a fim de gerar uma primeira abordagem entre o tema da ética da informação e os estudantes de graduação da Escola de Biblioteconomia, Documentação e Informação (EBDI) da Universidade Nacional da Costa Rica. Isto exigiu principalmente a abordagem dos principais tópicos de infoética e a análise curricular do curso intitulado Ética Profissional leccionado entre os anos 2015-2019, para subsequentemente conceber e gerar um EVA, utilizando a plataforma Moodle, baseado na investigação e ensino baseados no design para a compreensão. Desta forma, tendo desenvolvido as quatro sessões que constituíram o curso, um dos principais resultados obtidos foi que os estudantes expressaram a necessidade de incorporar a infoética nos processos de investigação da biblioteconomia, tanto a nível individual como do seu ensino no ensino superior.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator

Referências

Badilla, E. (2016). Educación sin distancia. Costa Rica: Universidad Castro Carazo. https://www.castrocarazo.ac.cr/web/vida-universitaria/noticias/educacion-sin-distancia

de Benito, B., Salinas, J. (2016). La Investigación Basada en Diseño en Tecnología Educativa. RIITE, 0, 44-59. http://dx.doi.org/10.6018/riite/2016/260631

Bustos, E. (2006). Metáforas de la individualidad moral y fundamentos de infoética. Isegoría, 34, 47-61. http://dx.doi.org/10.3989/isegoria.2006.i34.3

Carbo, T., Smith, M. (2008). Global information ethics: Intercultural perspectives on past and future research. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 59 (7). http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.20851/pdf

Cháves, O., Chaves, L., Rojas, D. (2015). La realidad del uso de las TIC y su mediación pedagógica para enriquecer las clases de inglés. Revista Ensayos Pedagógicos, 10(1), 159-183. http://oaji.net/articles/2020/8084-1601993094.pdf

Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información (2015). BGE201 Ética profesional: Programa del curso. Heredia, EBDI.

Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información (2016). BGE201 Ética profesional: Programa del curso. Heredia, EBDI.

Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información (2018). BGE201 Ética profesional: Programa del curso. Heredia, EBDI.

Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información (2019). BGE201 Ética profesional: Programa del curso. Heredia, EBDI.

Figueroa, H. (2005). Ética de la información: perspectivas bibliotecológicas. http://ru.ffyl.unam.mx:8080/bitstream/10391/948/1/Hugo%20Figueroa%20-%20%C3%89tica%20de%20la%20informaci%C3%B3n.pdf

Figueroa, H. (2010). Vivencia y convivencia en la sociedad red [Tesis de Maestría, Universidad Nacional Autónoma de México].

Figueroa, H. (2012). Los bienes comunes de información en la era digital. En E. Morales (Ed.), El conocimiento y la información como factores de integración de América Latina (pp. 19-42). http://ru.iibi.unam.mx/jspui/bitstream/IIBI_UNAM/CL535/1/conocimiento_informacion_factores_2_hugo_figueroa.pdf

Figueroa, H. (2015). Los bienes comunes de información en la sociedad red: conceptuación, modelos de gestión y tendencias [Tesis Doctoral, Universidad Nacional Autónoma de México].

Flore. E., Leymonié, J. (2007). Planificaciones de aula que promueven la comprensión. En Didáctica práctica para enseñanza media y superior (pp. 1-15). Grupo Magro. https://maristas.org.mx/gestion/web/articulos/planificaciones_aula_promueven_comprension.pdf

Floridi, L. (2005). Por una filosofía de la información. https://praxisdigital.wordpress.com/2009/12/10/por-una-filosofia-de-la-informacion-luciano-floridi/

Floridi, L. (2006). Ética de la información: su naturaleza y alcance. Isegoría, 34, 19-46. http://dx.doi.org/10.3989/isegoria.2006.i34.2

García, M., González, V., Ramos, C. (2010). Modelos de interacción en entornos virtuales de aprendizaje. Tonos digitales, 19, 1-27. http://www.tonosdigital.es/ojs/index.php/tonos/article/view/403/281

Hernández, F. (2018). Propuesta de lineamientos para el intercambio de información científica en entornos informatizados que promuevan una conducta ética en las unidades especializadas en la temática agrícola en Costa Rica [Tesis de Licenciatura, Universidad Nacional de Costa Rica]. Repositorio institucional UNA. https://repositorio.una.ac.cr/handle/11056/14896

Hernández, R., Fernández. C., Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación. México: McGraw Hill Education.

Hiraldo, R. (2013). Uso de los entornos virtuales de aprendizaje en la educación a distancia. https://www.uned.ac.cr/academica/edutec/memoria/ponencias/hiraldo_162.pdf

Kraemer, E. (s.f.). La ética profesional y la formación de bibliotecarios en el área de los procesos técnicos. https://www.bn.gov.ar/resources/conferences/encuentroIII/ponencia-25-M-Kraemer.pdf

León, G. (2014). Aproximaciones a la mediación pedagógica. Calidad en la Educación Superior, 5 (1), 136-155. https://doi.org/10.22458/caes.v5i1.348

Mata, C. (en prensa). Tecnologías digitales y educación de personas adultas: una experiencia de aprendizaje para profesionales en psicología en un contexto no formal.

Maturana, H. y Varela, F. (2003). El árbol del conocimiento: las bases biológicas del entendimiento humano. Chile: Lumen.

Mena, F. (2010). Los tejidos del caos: hermenéutica bíblica desde América Latina. Costa Rica: Editorial SEBILA

Morado, F. (2017). Educación sin distancias en entornos virtuales: comunidades de aprendientes y paradigma emergente. España: Editorial Académica Española

Morado, F. (2018). Entornos virtuales de aprendizaje complejos e innovadores: Una experiencia de creación participativa desde el paradigma emergente. Revista electrónica Educare, 22 (1), 1-17. http://dx.doi.org/10.15359/ree.22-1.18

Moreno, E. (2014). A ética no serviço de catalogação: uma revisão bibliográfica. Biblios, 55, 51-59. doi: 10.5195/biblios.2014.171

Orellana, D., Sánchez, M. (2006). Técnicas de recolección de datos en entornos virtuales más usadas en la investigación cualitativa. Revista de Investigación educativa, 24 (1), 205-222. https://revistas.um.es/rie/article/view/97661

Orera, L. (1995). Evolución histórica del concepto de biblioteconomía. Revista general de información y documentación, 5 (2),73-89. https://revistas.ucm.es/index.php/RGID/article/viewFile/RGID9595220073A/11295

Pinto, M., Gómez, C., Fernández. A. y Vincianne, A. (2015). Evaluareed: desarrollo de una herramienta para la evaluación de la calidad de los recursos educativos electrónicos. Investigación bibliotecológica, 21 (72), 227-248. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6225772

Ramos, C. (2015). Los paradigmas de la investigación científica. Av.psicol., 23(1), 9-15. http://www.unife.edu.pe/publicaciones/revistas/psicologia/2015_1/Carlos_Ramos.pdf

Ritchhart, R., Church, M., Morrison (2014). Hacer visible el pensamiento: cómo promover el compromiso, la compresión y la autonomía de los estudiantes. Argentina: Editorial Paidós SAJCF

Rodríguez, B. y Castillo, C. (2019). Entornos virtuales de aprendizaje: posibilidades y retos en el ámbito universitario. Cuenca: Universidad de Castilla-La Mancha. http://hdl.handle.net/10578/22118

Rojas, N. (2013). El usuario desde el análisis histórico, filosófico, teórico y metodológico. Bbliotecas, 31 (2), 1-14. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/bibliotecas/article/view/5878/5774

Zempoalteca, B., Barragán, J., González, J., Guzmán, T. (2017). Formación en TIC y competencia digital en la docencia en instituciones públicas de educación superior. Apertura, 9 (1), 80-96. http://dx.doi.org/10.32870/Ap.v9n1.922

Publicado

2021-12-09

Como Citar

Desenvolvimento e implementação de um ambiente de aprendizagem virtual: aproximando os estudantes da biblioteca da infoética. (2021). Bibliotecas, 39(2), 1-24. https://doi.org/10.15359/rb.39-2.4

Edição

Seção

Artículos

Como Citar

Desenvolvimento e implementação de um ambiente de aprendizagem virtual: aproximando os estudantes da biblioteca da infoética. (2021). Bibliotecas, 39(2), 1-24. https://doi.org/10.15359/rb.39-2.4

Comentarios (ver términos de uso)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >>