Arquétipos de bibliotecas: desenho de uma proposta didática multimídia que contribua para a melhoria da imagem da biblioteconomia na sociedade costarriquenha.

Autores

  • Freddy Alonso Oviedo González Universidad Nacional, Costa Rica

Palavras-chave:

Bibliotecas, Arqueótipos, Multimédia, TICs, Estratégias pedagógicas, Materiais educativos

Resumo

Este documento descreve cada um dos passos da investigação realizada para conhecer os fatores que podem estar influenciando a baixa matrícula de alunos iniciantes que a Escola de Biblioteconomia, Documentação e Informação da Universidade Nacional tem experimentado nos últimos anos. Em resposta às necessidades detectadas, propõe-se uma proposta multimédia-didáctica, que contribui para melhorar os problemas encontrados, fazendo uso de ferramentas tecnológicas com uma base pedagógica que incentiva a reflexão da população a quem o produto se dirige. Finalmente, são apresentadas as conclusões e recomendações obtidas no estudo.

Biografia do Autor

Freddy Alonso Oviedo González, Universidad Nacional

Educación

 

Maestría en Tecnología e Informática Educativa (CUM LAUDE)

2011   Universidad Nacional  Heredia, Costa Rica

 

Licenciatura en Informática con énfasis en Sistemas de Información

2008   Universidad Nacional  Heredia, Costa Rica

 

Bachillerato en Informática Educativa

2008  Universidad Nacional   Heredia, Costa Rica

 

Ingeniero en Informática

2002 - 2004  Universidad Nacional  Heredia, Costa Rica

 

Diplomado en informática

1998 - 2002  Universidad Nacional   Heredia, Costa Rica

Idiomas

Certificado en el idioma inglés con énfasis en conversación. 2000  Nuestra Familia, Escuela de Idiomas Heredia, Costa Rica

Referências

Fernández y Fernández-Cuesta, P. (2005). Bibliotecas y personas: hacia un nuevo enfoque en biblioteconomía. Asturias: Ediciones Trea.

Hernández, E. (2009). La Enseñanza para la Comprensión: una experiencia de aula que transforma la práctica pedagógica. Recuperado de http://www.colegioamericano.edu.co/content/view/156/76/lang,spanish/.

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2006). Metodología de la Investigación. 4. ed. México: Compañía Editorial Ultra.

Jung, C. G. (1967). La psicología de Jung y su significación social. Buenos Aires: Paidós.

Martínez, J. (2004). Diccionario de bibliología y ciencias afines. Asturias: Trea.

Núñez, L. (2005). Aportes y desafíos de la Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información de la Universidad Nacional: periodo 1977-2005. Heredia: Litografía Núñez.

Real Academia Española. Diccionario de la Lengua Española. (2001). – 22. ed. Recuperado de http://buscon.rae.es/draeI/SrvltConsulta?TIPO_BUS=3&LEMA=cultura.

Rico, M. (2002). Difusión de la carrera de bibliotecología a nivel bachillerato. Recuperado de http://eprints.rclis.org/bitstream/10760/6134/1/bocanegra.pdf

Ruiz, M., Leal, I. (2010) Multimedia. Recuperado de: http://www.binasss.sa.cr/revistas/enfermeria/v24n1/art7.htm.

Senge, P. (1997). La quinta disciplina: cómo impulsar el aprendizaje en la organización inteligente. Buenos Aires: Granica.

Stone, M. (1998). La enseñanza para la comprensión: vinculación entre la investigación y la práctica. Buenos Aires: Paidós.

Universidad Nacional. Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información (2005). Reseña Histórica. Recuperado de http://www.una.ac.cr/bibliotecologia.

Publicado

2012-06-30

Como Citar

Arquétipos de bibliotecas: desenho de uma proposta didática multimídia que contribua para a melhoria da imagem da biblioteconomia na sociedade costarriquenha. (2012). Bibliotecas, 30(1). https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/bibliotecas/article/view/3891

Edição

Seção

Artículos

Como Citar

Arquétipos de bibliotecas: desenho de uma proposta didática multimídia que contribua para a melhoria da imagem da biblioteconomia na sociedade costarriquenha. (2012). Bibliotecas, 30(1). https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/bibliotecas/article/view/3891

Comentarios (ver términos de uso)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >>