O lugar dos Direitos Humanos na formação de professores de Ciências Sociais na cidade de Bogotá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/rldh.35-1.1

Palavras-chave:

Direitos Humanos, educação em Direitos Humanos, sujeitos de direito, professores em formação, ciências sociais

Resumo

O seguinte trabalho apresenta os resultados de um processo de pesquisa desenvolvido com os programas de formação de professores em ciências sociais das universidades Pedagógica Nacional e Distrital de Bogotá, que teve como objetivos descrever e analisar a relevância que estudantes e professores atribuem, como protagonistas do ato educativo, à abordagem dos Direitos Humanos durante a etapa de formação e no exercício profissional na educação básica e média. Para esse fim, foram consideradas como bases fundamentais as experiências, percepções e avaliações dos indivíduos que fazem parte desses programas.

Referências

Agudelo, E. (2014). Vivencias, saberes y conflictos. La representación social de los derechos humanos en las prácticas de formación docente. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas.

Aiello, A., Borel, M., Iriarte, L., Montano, A., Sassi, V. y Yasbitzky, A. (2012). Extrañar la escuela. Un dispositivo pedagógico para la formación docente. Buenos Aires: Lorge Baudino Ediciones.

Álvarez, A. (2010). “Claves para leer la educación como un derecho humano”. En Restrepo, M., Sarmiento, L., Soltonovich, A., et al. (Ed.), Teoría crítica de los derechos humanos (pp. 145-162). Tunja: UPTC – Maestría en Derechos Humanos.

Bourdieu, P., & Passeron, J. (1977). La reproducción: elementos para una teoría de la enseñanza. Barcelona: Laia.

Cajiao, F. (1994). Poder y justicia en la escuela colombiana. Bogotá: FES. 1994.

Castoriadis, C. (2007). La institución imaginaria de la sociedad. Buenos Aires: Tusquets Editores.

Corea, C. y Lewkowicz, I. (2010). Pedagogía del aburrido: escuelas destituidas, familias perplejas. Buenos Aires: Paidós.

Cortina, A. (2009). Ética de la razón cordial. Educar en la ciudadanía en el siglo XXI. Madrid: Ediciones Nobel. 2009.

Giroux, H. (1997). Los profesores como intelectuales. Hacia una pedagogía crítica del aprendizaje. Barcelona: Paidós.

Giroux, H., & Mclaren, P. (2011). Sociedad, Cultura y Educación. Buenos Aires: Miño y Dávila Editores.

Herrera, J. (2005). Los derechos humanos como productos culturales. Crítica del humanismo abstracto. Madrid: Catarata.

Hunt, L. (2009). La invención de los derechos humanos. Barcelona: Tusquets.

Magendzo, A. (2005). Educación en derechos humanos. Bogotá: Editorial Magisterio.

Sacavino, S. (2012). Democracia y educación en derechos humanos en América Latina. Bogotá: Ediciones desde Abajo.

Rodríguez, L. (2015). “La formación cívica y ética en la escuela: entre la instrucción y la formación”. Revista Folios (41), 37-50. https://doi.org/10.17227/01234870.41folios37.50

Sanjurjo, L. (2009). “Educar en derechos humanos: un reto para la formación y la profesionalización docente”. En J. Caride (coord.). Los derechos humanos en la cultura y en la educación. Del discurso político a las prácticas educativas. Rosario-Argentina: Homo Sapiens Ediciones.

Santos, B. (1998). De la mano de Alicia. Lo social y lo político en la postmodernidad. Bogotá: Siglo del Hombre Editores.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

O lugar dos Direitos Humanos na formação de professores de Ciências Sociais na cidade de Bogotá. (2023). Revista Latinoamericana De Derechos Humanos, 35(1), 1-26. https://doi.org/10.15359/rldh.35-1.1

Como Citar

O lugar dos Direitos Humanos na formação de professores de Ciências Sociais na cidade de Bogotá. (2023). Revista Latinoamericana De Derechos Humanos, 35(1), 1-26. https://doi.org/10.15359/rldh.35-1.1

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>