Testes escritos como uma estratégia para avaliar o aprendizado no programa de Optometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/udre.13-2.2

Palavras-chave:

Provas escritas, avaliação da aprendizagem, níveis de aprendizagem

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o uso de testes escritos como estratégia de avaliação de aprendizagem para alunos de Optometria. A abordagem metodológica é mista, para a qual foram elaborados Foram elaborados instrumentos quantitativos e qualitativos, como pesquisas, entrevistas e análise documental. Foram identificadas as seguintes categorias analíticas: tipos de itens presentes nas provas escritas, nível de aprendizagem alcançado, processo de planejamento para a elaboração das provas escritas e percepção do aluno. A maioria dos professores utiliza itens de múltipla escolha nas provas escritas; no processo de preparação das provas escritas, os professores realizam uma pesquisa bibliográfica, revisam os planos de aula e os programas das disciplinas; entretanto, não elaboram uma tabela de especificações ou distribuição de itens, nem estabelecem critérios de avaliação ou indicadores de aproveitamento. Os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais avaliados nas provas escritas pelos professores das diferentes disciplinas estão de acordo com os conteúdos programáticos das disciplinas. Os alunos afirmam que o conteúdo das provas está relacionado com a matéria desenvolvida em sala de aula.

Referências

Cárdenas,J., Blanco,L., Cáceres. (2016). La evaluación de las matemáticas: Análisis de las pruebas escritas que se realizan en la secundaria. Revista iberoamericana de educación matemática. Núm. 48 Pág. 59-78. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5845047

Del Águila, R. (2020). Guía del docente para elaborar pruebas escritas. Materiales de apoyo a la docencia. (1), 3 -34. Recuperado de: https://www.administracion.usmp.edu.pe/wpcontent/uploads/2020/06/Gu%C3%ADa-del-docente-para-elaborar-pruebas-escritas-1.6.20.pdf

Foronda Torrico, J. M., & Foronda Zubieta, C. L. (2007). La evaluación en el proceso de aprendizaje. Perspectivas, (19), 15-30.

Heinsen, M. y Maratos, S. (2019). Guía de planificación y evaluación docente. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI), Instituto Nacional de Formación y Capacitación del Magister (INAFOCAM), Estrategia de Formación Continua Centrada en la Escuela (EFCCE).

Hernández, E., Fernández, Collado y P. Baptista,L. (2006). Metodología de la investigación. McGraw-Hill. México. 4ª Edición. ISBN: 970-10-5753-8.

Kumul, M., Jarero, Landa, E., & Moguel, L. (2013). Pruebas escritas como estrategia de evaluación de aprendizajes matemáticos. un estudio de caso a nivel superior. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa.16(2), 213-243. https://doi.org/10.12802/relime.13.162

Panchano,V. (2013). Técnicas e instrumentos de evaluación que utilizan los profesores de lengua y literatura en el octavo, noveno y décimo año de educación básica del colegio Fiscomisional Nuevo Ecuador para evaluar los aprendizajes durante el año 2011- 2012. (Tesis de grado). Pontificia Universidad católica del Ecuador sede Esmeraldas.

Pimienta, J. (2008). Evaluación de los aprendizajes: Un enfoque basado en competencias (primera). Pearson Educación de México, SA de CV.

Ruiz, B. (2019). La planeación didáctica y evaluación de los aprendizajes bajo el enfoque de competencias en el III nivel de Educación inicial del Centro Escolar Público Japón del distrito V de Managua, durante el segundo semestre del año 2017. (Tesis de Maestría). Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua.

Villarroel, V., Bruna, D., Bustos, C., Bruna, C., & Márquez, C. (2018). Análisis de pruebas escritas bajo los principios de la evaluación auténtica. Estudio comparativo entre carreras de la salud y otras carreras de dos universidades de la Región del Biobío. Revista médica de Chile, 146(1), 46-52. https://doi.org/10.4067/s0034-98872018000100046

Publicado

2023-07-01

Como Citar

Testes escritos como uma estratégia para avaliar o aprendizado no programa de Optometria. (2023). Universidad En Diálogo: Revista De Extensión, 13(2), 1-21. https://doi.org/10.15359/udre.13-2.2

Como Citar

Testes escritos como uma estratégia para avaliar o aprendizado no programa de Optometria. (2023). Universidad En Diálogo: Revista De Extensión, 13(2), 1-21. https://doi.org/10.15359/udre.13-2.2

Comentarios (ver términos de uso)