mpacto e desafios enfrentados pela educação básica e universitária na América Latina e na Espanha durante a pandemia do COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.27-2.15884

Palavras-chave:

Educação, educação a distância, aprendizagem online, estudo em casa

Resumo

Introdução. Diante da pandemia de COVID-19, os sistemas educativos em 2020 suspenderam as aulas presenciais. Objetivo. O objetivo deste artigo de revisão é realizar uma análise do estado atual da pesquisa sobre os desafios e o impacto da educação básica e universitária durante a pandemia de COVID-19. Metodologia: Foram identificados 13 artigos publicados em 2020 de acordo com os seguintes critérios: identificar desafios educacionais na pandemia de COVID-19, contribuir para o conhecimento do estado atual da pesquisa e permitir o alcance do objetivo proposto. A análise foi baseada nos diferentes atores educacionais e no governo, no impacto e nos desafios enfrentados. Resultados. Foi constatado que o impacto foi significativo: para os governos, o fechamento das escolas aumentou as desigualdades, o corpo discente mudou seus hábitos e assumiu a responsabilidade de dirigir seu próprio aprendizado, os professores reorganizaram seu trabalho das aulas presenciais para as virtuais, e os pais se tornaram mediadores da aprendizagem de seus filhos. Os desafios assumidos incluem: os governos buscam reiniciar as aulas e cuidar da saúde pública, os alunos conduzem a sua aprendizagem de forma autônoma, os professores aprendem sobre as TICs e repensam o seu trabalho, e os pais apoiam e motivam seus filhos. Conclusões. A pandemia gerou desafios, mas também oportunidades; a educação a distância permanecerá em tempos de crise ou desastre, mas a educação presencial será necessária para os mais vulneráveis.

Biografia do Autor

Sonia Arellanos-Carrión, Universidad César Vallejo

Profesora de educación secundaria en la especialidad de Historia y Geografía del ISP Toribio Rodríguez de Mendoza; licenciada en educación en Ciencias Históricos Sociales y Filosofía, magister en Gestión Pública y Gerencia Social de la Universidad Nacional Pedro Ruiz Gallo, especialización en Gestión de Organizaciones Educativas Escolares en la PUCP, cursando estudios de Doctorado en Educación en la Universidad César Vallejo de Perú.  Con 27 años de experiencia como docente de educación básica.

Referências

Álvarez Salomón, C. (2020). El impacto de la pandemia COVID- 19 en la eduación superior en el Perú y perspectivas de futuro. En Educación y pandemia. Una visión desde la universidad (pp. 25-33). Cátedra UNESCO Patrimonio Cultural y Turismo Sostenible. Universidad de San Martín de Porres. http://catedraunesco.usmp.edu.pe/pdf/educacion-pandemia.pdf

Comisión Económica para América Latina (CEPAL)-Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2020). La educación en tiempos de la pandemia de COVID-19. https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/45904/1/S2000510_es.pdf

Corral Ollero, D. & Fernández, J. de J. (2021). La educación al descubierto tras la pandemia del COVID-19. Carencias y retos. Aularia, 10(1), 21-28. https://www.aularia.org/ContadorArticulo.php?idart=422

Cruz-Barrionuevo, B. V. (2020). Desafíos y oportunidades de la educación en línea en el contexto de la pandemia de COVID-19. Polo del Conocimiento, 5(1), 394-404. https://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es/article/view/1946/3848#

Failache, E., Katzkowicz, N., & Machado, A. (2020). La educación en tiempos de pandemia y el día después: El caso de Uruguay. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 9(3), 1-9. https://revistas.uam.es/riejs/article/view/12185

Fernández, M., Hernández, D., Nolasco, D. l., & Herrera, N. (2020). Lecciones del COVID-19 para el sistema educativo mexicano. Escuela de Gobierno y Transformación Pública Tecnológico de Monterrey.

García-García, M. D. (2020). La docencia desde el hogar. Una alternativa necesaria en tiempos del Covid 19. Polo del Conocimiento, 5(4), 304-324. https://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es/article/view/1386/2519#

Guardia, S. B. (2020). Educación y pandemia. El reto de una formación humanística y ética. En S. Guardia, A. Alemán, C. Álvarez, D. Jácobo, Z. Hassinger y A. Arriola, Educación y pandemia. Una visión desde la universidad (pp. 9-15). Cátedra UNESCO Patrimonio Cultural y Turismo Sostenible. Universidad de San Martín de Porres. http://catedraunesco.usmp.edu.pe/pdf/educacion-pandemia.pdf

Hassinger Gonzales, Z. Y. (2020). La educación virtual donde el estudiante es el protagonista. Una visión desde la universidad. En Educación y pandemia Una visión desde la universidad (pp. 45-53). Cátedra UNESCO Patrimonio Cultural y Turismo Sostenible. Universidad de San Martín de Porres. http://catedraunesco.usmp.edu.pe/pdf/educacion-pandemia.pdf

Hurtado Talavera, F. J. (2020). La educación en tiempos de pandemia: Los desafíos de la escuela del siglo XXI. CIEG. Revista Arbitrada del Centro de Investigación y Estudios Gerenciales, (44), 176-187. http://www.grupocieg.org/archivos_revista/Ed.44(176-187)%20Hurtado%20Tavalera_articulo_id650.pdf

Jácobo Morales, D. (2020). Reflexiones sobre la plataforma Aprendo en Casa del Ministerio de Educación del Perú durante la pandemia COVED-19. En S. Guardia, A. Alemán, C. Álvarez, D. Jácobo, Z. Hassinger y A. Arriola, Educación y pandemia Una visión desde la Universidad. (pp. 35-43). Cátedra UNESCO Patrimonio Cultural y Turismo Sostenible. Universidad de San Martín de Porres. http://catedraunesco.usmp.edu.pe/pdf/educacion-pandemia.pdf

Monasterio, D. & Briceño, M. (2020). Educación mediada por las tecnologías: Un desafío ante la coyuntura del Covid-19. Observador del Conocimiento, 5(1), 136-148. https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/09/1119200/art10-dilia-monasterio-magally-briceno.pdf

Organización Mundial de la Salud (OMS). (2020a). Enfermedad por el coronavirus (COVID-19): Vacunas. https://www.who.int/es/news-room/q-a-detail/coronavirus-disease-(covid-19)-vaccines?adgroupsurvey={adgroupsurvey}ygclid=Cj0KCQiAwf39BRCCARIsALXWETwGxbqS3nTlKhKvutZmO3LDpca5lM0T8DP06D0WYh5kdSCeosyPMSEaAn1KEALw_wcB

Organizacion Mundial de la Salud (OMS). (2020b). Preguntas y respuestas sobre la enfermedad por coronavirus (COVID-19). https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/q-a-coronaviruses?gclid=Cj0KCQiAwf39BRCCARIsALXWETxjAQYPODgRStslukYMzU1KfW550QynTdxFZI7cg80qR9K-Tz1bRp0aAlMAEALw_wcB

Real Academia Española (RAE) (2020). Reto. En Diccionario de la Lengua Española. https://dle.rae.es/reto?m=form

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). (2020, 02 de Junio). La educación es el fundamento de una sociedad más justa en el mundo de después de la pandemia de COVID-19. https://es.unesco.org/news/educacion-es-fundamento-sociedad-mas-justa-mundo-despues-pandemia-covid-19

Valero-Cedeño, N. J., Castillo-Matute, A. L., Padilla-Hidalgo, M., Rodríguez-Pincay, R., & Cabrera-Hernández, M. (2020). Retos de la educación virtual en el proceso enseñanza aprendizaje durante la pandemia de COVID-19. Dominio de las Ciencias, 6(4), 1201-1220. https://dominiodelasciencias.com/ojs/index.php/es/article/view/1530/2859

Publicado

2023-04-26

Como Citar

mpacto e desafios enfrentados pela educação básica e universitária na América Latina e na Espanha durante a pandemia do COVID-19 (S. Arellanos-Carrión , Trad.). (2023). Revista Electrónica Educare, 27(2), 1-18. https://doi.org/10.15359/ree.27-2.15884

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

mpacto e desafios enfrentados pela educação básica e universitária na América Latina e na Espanha durante a pandemia do COVID-19 (S. Arellanos-Carrión , Trad.). (2023). Revista Electrónica Educare, 27(2), 1-18. https://doi.org/10.15359/ree.27-2.15884

Comentarios (ver términos de uso)