Vozes de professores universitários sobre as necessidades de formação profissional intercultural em Araucanía, Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.27-2.16296

Palavras-chave:

Formação profissional, interculturalidade, educação superior, educação intercultural

Resumo

Objetivo. Apresentar os resultados de uma pesquisa sobre as necessidades de formação profissional intercultural no ensino universitário em contextos de colonização a partir das vozes de seus professores. Isto para promover o desenvolvimento de planos de pesquisa sobre o ensino na interculturalidade e estratégias de ensino adequadas, entre as disciplinas encarregadas da formação de novos profissionais nas diferentes áreas disciplinares. Metodologia. O estudo é qualitativo, do tipo descritivo, com nove universitários participantes que, através de entrevistas semi-dirigidas, revelaram as necessidades, eixos e conteúdos de formação profissional que necessitam numa perspectiva intercultural. A técnica de análise de conteúdo foi considerada. Resultados. Os resultados mostram a necessidade de ampliar o conhecimento teórico, metodológico e prático que os professores que formam novos profissionais têm sobre a interculturalidade. Isso permitiria redefinir a formação profissional a partir de uma abordagem educacional intercultural. Discussão. É urgente que a formação profissional transite para uma perspectiva intercultural que se torne um instrumento de mudança e inovação para a transformação e melhoria dos contextos socioeducativos indígenas e interculturais. Da mesma forma, urge explorar as lacunas que surgem na formação profissional intercultural e como se constrói a sua identidade profissional.

Biografia do Autor

Katerin Arias-Ortega, Universidad Católica de Temuco

Dr. en Ciencias de la Educación por la Universidad Católica de Temuco. Profesora Asociada de la Universidad Católica de Temuco. Departamento de Psicología, Facultad de Ciencias de la Salud de la Universidad Católica de Temuco (UCT). Colaboradora-investigadora del Équipe de développement et de recherche d’actions collaboratives en contexte éducatif autochtone (L’ÉDRACCÉA), de la Université du Québec.

Viviana Villarroel-Cárdenas, Universidad Católica de Temuco

Dr (c). en Ciencias de la Educación por la Universidad Católica de Temuco. Profesora de Educación General Básica mención Ciencias Naturales. Académica de la Universidad de la Frontera, Temuco, Chile.

Segundo Quintriqueo-Millán, Universidad Católica de Temuco

Profesor de Educación Básica Intercultural, por la Universidad Católica de Temuco (UCT), Chile. Profesor Titular. Investigador Asociado del Centre Interuniversitaire d’Études et de Recherches Autochtones (CIÉRA) de l’Université Laval.

Referências

Alonso-García, S., Roque-Herrera, Y., & Juárez-Ramos, V. (2019). La educación intercultural en el contexto ecuatoriano de educación superior: Un caso de innovación curricular. Tendencias Pedagógicas, 33, 47-58. https://doi.org/10.15366/tp2019.33.004

Arias-Ortega, K. & Quintriqueo-Millán, S. (2020). Educación superior en contexto mapuche: El caso de La Araucanía, Chile. Revista Electrónica Educare, 24(2), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.24-2.1

Arias-Ortega, K. & Quintriqueo, S. (2021). Tensiones epistemológicas en la implementación de la educación intercultural bilingüe. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 29(111), 503-524. https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002802249

Battiste, M. (2013). Decolonizing education: Nourishing the learning spirit. Purich Publishing; University of British Columbia Press.

Budar-Jiménez, L., Meseguer-Galván, S., Ceballos-Romero, D. X., Mateos-Cortés, L. S., & Dietz, G. (2022). Interculturalidad e interseccionalidad en la educación superior: Hacia una normatividad diversificada para la Universidad Veracruzana. Eduscientia. Divulgación de la Ciencia Educativa, 5(10), 141-160. http://www.eduscientia.com/index.php/journal/article/view/198

Castillo, E., & Vásquez, M. L. (2003). El rigor metodológico en la investigación cualitativa. Colombia Médica, 34(3),164-167. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=28334309

Castro de la Rosa, L. A. (2021). El enfoque intercultural del docente universitario. Revista CoPaLa, Construyendo Paz Latinoamericana, 6(11), 126-149. https://doi.org/10.35600/25008870.2021.11.0182

Del Pino-Sepúlveda, M., Cubillos, F., & Pinto, D. (2022). Hacia una evaluación en contexto indígena: El caso de una escuela mapuce en Chile. Revista Electrónica Educare, 26(3), 1-19. https://dx.doi.org/10.15359/ree.26-3.6

Dietz, G. (2021). Agencia social y educación superior intercultural en Jaltepec de Candayoc, Mixe, Oaxaca. RMIE, 26(88), 331-336. http://www.scielo.org.mx/pdf/rmie/v26n88/1405-6666-rmie-26-88-331.pdf

Escudero Muñoz, J. M. (2020). Un cambio de paradigma en la formación continuada del profesorado: Escenario, significados, procesos y actores. Revista Qurriculum, (33), 97-125. https://doi.org/10.25145/j.qurricul.2020.33.06

García Segura, S. (2021). Retos en la formación de docentes del modelo bilingüe intercultural: estudio del caso de la región purépecha (México). Revista Educación, 45(2), 1-14. http://dx.doi.org/10.15517/revedu.v45i1.43583

Gauthier, B. & Bourgeois, I. (2016). L’introduction. En B. Gauhier & Bourgeois, I. (Dirección), Recherche sociale: De la problématique à la collecte des données (pp. 1-19). Presses de L’Université du Québec.

González Mediel, O., Berríos Valenzuela, L., & Toro Collantes, M. (2021). La formación del profesorado de primaria en educación intercultural: Una experiencia a través de la investigación acción. Estudios Pedagógicos, 47(1), 197-217. https://doi.org/10.4067/S0718-07052021000100197

González Tirados, R M. & González Maura, V. (2007). Diagnóstico de necesidades y estrategias de formación docente en las universidades. Revista Iberoamericana de Educación, 43(6), 1-14. https://rieoei.org/historico/deloslectores/1889Maura.pdf

Hernández Chacón, L. (2021). Interculturalidad y gestión del conocimiento: Un campo en construcción para la educación superior ecuatoriana. Revista de Ciencias Sociales y Humanidades Chakiñan, (13), 155-166. https://doi.org/10.37135/chk.002.13.10

Iñiguez-Berrozpe, T., Valero, D., Flecha, A., & Redondo-Sama, G. (2021). Hacia una evaluación de la eficacia intercultural en el profesorado en formación. Revista de Sociología de la Educación-RASE, 14(2), 139-156. http://dx.doi.org/10.7203/RASE.14.2.16634

Lobytsyna, M., Moate, J., & Moloney, R. (2020). Being a good neighbour. Developing intercultural understanding through critical dialogue between an Australian and Finnish crosscase study. Language and intercultural communication, 20(6), 621-636. https://doi.org/10.1080/14708477.2020.1810258

Machado Rivera, M. A. (2011). Representación contable: De la revelación de los hechos a la construccion de la realidad. Lúmina, 12, 152-171. https://doi.org/10.30554/lumina.12.699.2011

Maheux, G., Pellerin, G., Quintriqueo Millán, S. E., & Bacon, L. (Dirección). ((2020). La décolonisation de la scolarisation des jeunes inuit et des premières nations: Sans et défis. Presses de l’Université du Québec.

Mignolo, W. D. (2007). El pensamiento decolonial: Desprendimiento y apertura. Un manifiesto. En S. Castro-Gómez & R. Grosfoguel (Eds.), El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Siglo del Hombre Editores; Universidad Central; IESCO; Pontificia Universidad Javeriana; Instituto Pensar. http://www.ceapedi.com.ar/imagenes/biblioteca/libreria/147.pdf

Musaio, M. (2021). Rethinking the fundamentals and practices of intercultural education in an era of insecurity. Bordón. Revista de Pedagogía, 73(1), 97-110. https://doi.org/10.13042/Bordon.2021.86114

Paillé, P. & Mucchielli, A. (2012). L’analyse qualitative en sciences humaines et sociales. Armand Colin. https://doi.org/10.3917/arco.paill.2012.01

Pareja-de-Vicente, D., Santos-Villalba, M. J., Alcalá-del-Olmo-Fernández, M. J., & Leiva-Olivencia, J. (2021). Conciencia educativa intercultural del profesorado universitario a tráves de fondos de conocimiento en tiempos de pandemia. Cuestiones Pedagógicas, 1(30),11-24. https://doi.org/10.12795/CP.2021.i30.v1.01

Quintriqueo, S., Arias-Ortega, K., & Maheux, G. (2019). Contenidos disciplinarios del currículum escolar en el marco de un pluralismo epistemológico-intercultural en contexto indígena. En S. Quintriqueo Millán & D. Quilaqueo Rapimán (Coords.), Educación e interculturalidad: Aproximación crítica y decolonial en contexto indígena (pp. 74-92). Ediciones Universidad Católica de Temuco.

Rodríguez-Izquierdo, R. & González-Faraco, J. C. (2021). La educación culturalmente relevante: Un modelo pedagógico para los estudiantes de origen cultural diverso. Concepto, posibilidades y limitaciones. Teoría de la Educación. Revista Interuniversitaria, 33(1), 153-172. https://doi.org/10.14201/teri.22990

Valera Sierra, R. (2010). El proceso de formación del profesional en la educación superior basado en competencias: el desafío de su calidad, en busca de una mayor integralidad de los egresados. Civilizar 10(18), 117-134. http://www.scielo.org.co/pdf/ccso/v10n18/v10n18a12.pdf

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Vozes de professores universitários sobre as necessidades de formação profissional intercultural em Araucanía, Chile (K. Arias-Ortega, V. Villarroel-Cárdenas, & S. Quintriqueo-Millán , Trads.). (2023). Revista Electrónica Educare, 27(2), 1-18. https://doi.org/10.15359/ree.27-2.16296

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Vozes de professores universitários sobre as necessidades de formação profissional intercultural em Araucanía, Chile (K. Arias-Ortega, V. Villarroel-Cárdenas, & S. Quintriqueo-Millán , Trads.). (2023). Revista Electrónica Educare, 27(2), 1-18. https://doi.org/10.15359/ree.27-2.16296

Comentarios (ver términos de uso)