Vício em videogame e Internet em estudantes mexicanos do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.27-3.17266

Palavras-chave:

Dependência, Estudantes do Ensino Médio, Internet, Videogames

Resumo

Introdução. O emprego indiscriminado das Tecnologias de Informação e Comunicação na sociedade contemporânea tem conduzido à dependência de dispositivos tecnológicos e à conectividade à Internet, especialmente nas atividades de lazer e entretenimento. Objetivos. O propósito deste estudo é identificar a frequência do vício em Internet e videogames em estudantes do ensino médio no México, associando essas variáveis ao gênero, contexto (urbano ou rural) e idade. Método. Foi utilizada uma amostra incidental de 419 alunos. O delineamento foi não experimental, transversal e descritivo-correlacional no escopo. Para a coleta de dados, foi utilizado o Internet and Video Game Addiction Questionnaire for Adolescents (CAIVA) desenvolvido por Chahín-Pinzón & Briñez (2018). Descobertas. Constatou-se que os alunos apresentavam baixos níveis de dependência de videogames e Internet. Além disso, os estudantes do sexo masculino apresentaram índices mais elevados de vício em videogames. Não foram observadas diferenças significativas entre os alunos dos contextos urbano e rural em ambos os casos. Por fim, houve correlações significativas e negativas entre essas variáveis e a idade. Conclusões. Em geral, embora a maioria dos participantes se enquadre na categoria sem dependência de videojogos e de Internet, se tiverem uma dependência, esta tende a diminuir à medida que envelhecem. Homens demonstraram ser mais propensos a adquirir dependência de videojogos, enquanto as mulheres apresentaram essa propensão em relação à Internet. É pertinente ampliar a atual linha de pesquisa, incorporando outras variáveis de estudo e outras metodologias que tenham impacto favorável na redução desse tipo de problema.

Biografia do Autor

Samuel Alejandro Portillo-Peñuelas, Instituto Tecnológico de Sonora

Miembro del Sistema Nacional de Investigadores. Doctor en Educación, Maestro en Educación con Campo en Formación Docente y Licenciado en Educación Primaria. Profesor de asignatura en el Instituto Tecnológico de Sonora

Juan Francisco Caldera-Montes, Universidad de Guadalajara

Miembro del Sistema Nacional de Investigadores. Doctor en Enseñanza de las Ciencias, Maestro en Educación y Licenciado en Psicología. Profesor de tiempo completo en el Centro Universitario de Los Altos de la Universidad de Guadalajara

Karina Sedeño-Peralta, Universidad de Guadalajara

Estudiante de la Licenciatura en Psicología en el Centro Universitario de Los Altos de la Universidad de Guadalajara

María del Rosario Zamora-Betancourt, Universidad de Guadalajara

Miembro del Sistema Nacional de Investigadores. Doctora en Educación, Maestra en Educación y Licenciada en Psicología. Profesor de tiempo completo en el Centro Universitario de Los Altos de la Universidad de Guadalajara

Oscar Ulises Reynoso-González, Universidad de Guadalajara

Miembro del Sistema Nacional de Investigadores. Doctor en Psicología, Maestro en Ciencias Sociales y Licenciado en Psicología. Profesor de asignatura en el Centro Universitario de Los Altos de la Universidad de Guadalajara

Ignacio Pérez-Pulido, Universidad de Guadalajara

Doctor en Educación, Maestro en Enseñanza de las Ciencias y Licenciado en Estudios Políticos y Gobierno. Profesor de tiempo completo en el Centro Universitario de Los Altos de la Universidad de Guadalajara

Referências

Arthanari, S., Khalique, N., Ansari, M. A., & Faizi, N. (2017). Prevalence & determinants of Internet addiction among indian adolescents. Indian Journal of Community Health, 29(01), 89-95. https://doi.org/10.47203/IJCH.2017.v29i01.013

Assunção, R. S., Costa, P., Tagliabue, S., & Mena Matos, P. (2017). Problematic Facebook use in adolescents: Associations with parental attachment and alienation to peers. Journal of Child and Family Studies, 26(11), 2990-2998. https://doi.org/10.1007/s10826-017-0817-2

Ávila Sánchez, M. de J. (2023). Construcciones de género y factores subyacentes al uso adictivo al internet en universitarios de Nuevo León, México. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 13(26), 1-26. https://doi.org/10.23913/ride.v13i26.1394

Btachnio, A., Przepiorka, A., & Pantic, I. (2016). Association between Facebook addiction, self-esteem and life satisfaction: A cross-sectional study. Computers in Human Behavior, 55(Part B), 701-705. https://doi.org/10.1016/j.chb.2015.10.026

Camacho Ramírez, W. M., Vera Castro, Y. K., & Méndez Palomeke, E. D. (2018). TIC: ¿Para qué? Funciones de las tecnologías de la información. RECIMUNDO, 2(3), 680-693. https://doi.org/10.26820/recimundo/2.(3).julio.2018.680-693

Carbonell, X. (2014). La adicción a los videojuegos en el DSM-5. Adicciones, 26(2), 91-95. http://dx.doi.org/10.20882/adicciones.10

Caro Amada, C. & Plaza de la Hoz, J. (2016). Intervención educativa familiar y terapia sistémica en la adicción adolescente a internet: Fundamentación teórica. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 27(1), 99-113. https://doi.org/10.5944/reop.vol.27.num.1.2016.17031

Chahín-Pinzón, N. & Briñez, B. L. (2018). Propiedades psicométricas del Cuestionario de adicción a internet y a los videojuegos para adolescentes. Universitas Psychologica, 17(4), 1-13. https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy17-4.ppca

Chang, F.-C., Chiu, C.-H., Lee, C.-M., Chen, P.-H., & Miao, N.-F. (2014). Predictors of the initiation and persistence of Internet addiction among adolescents in Taiwan. Addictive Behaviors, 39(10), 1434-1440. https://doi.org/10.1016/j.addbeh.2014.05.010

Cheah, I., Shimul, A. S., & Phau, I. (2022). Motivations of playing digital games: A review and research agenda. Psychology & Marketing, 39(5), 937-950. https://doi.org/10.1002/mar.21631

Chen, K. H., Oliffe, J. L., & Kelly, M. T. (2018). Internet gaming disorder: An emergent health issue for men. American Journal of Men’s Health, 12(4), 1151-1159. https://doi.org/10.1177%2F1557988318766950

Contreras-Aburto, J., Beverido-Sustaeta, P., de San Jorge-Cárdenas, X., Salas-García, B., & Ortiz-León, M. C. (2017). Uso de internet e impulsividad en estudiantes mexicanos de secundaria y bachillerato. Revista Internacional de Investigación en Adicciones, 3(2), 3-11. https://doi.org/10.28931/riiad.2017.2.02

De Sanctis, F., Distéfano, M. J., & Mongelo, M. C. (2017). Efectos positivos y negativos en la psicología de los videojuegos. Acta Psiquiátrica y Psicológica de América Latina, 63(2), 115-131. https://repositorio.uca.edu.ar/bitstream/123456789/6180/4/efectos-positivos-negativos-psicologia.pdf

Domínguez-Lara, S. (2018). Magnitud del efecto, una guía rápida. Educación Médica, 19(4), 251-254. https://doi.org/10.1016/j.edumed.2017.07.002

Duarte-Tánoei, K. G., Vera-Noriega, J. Á., & Fregoso-Borrego, D. (2023). Apego a los padres, a los iguales y adicción a internet en la relación entre depresión y autolesión en adolescentes mexicanos. Revista de Psicopatología y Psicología Clínica, 28(1), 39-50. https://doi.org/https://doi.org/10.5944/rppc.31795

Echeburúa, E. & de Corral, P. (2010). Adicción a las nuevas tecnologías y a las redes sociales en jóvenes: Un nuevo reto. Adicciones, 22(2), 91-96. https://doi.org/10.20882/adicciones.196

Echeburúa, E., Labrador, F. J., & Becoña, E. (Coords.). (2009). Adicción a las nuevas tecnologías en jóvenes y adolescentes. Pirámide.

Etikan, I., Musa, S. A., & Alkassim, R. S. (2016). Comparison of convenience sampling and purposive sampling. American Journal of Theoretical and Applied Statistics, 5(1), 1-4. https://doi.org/10.11648/j.ajtas.20160501.11

Fisoun, V., Floros, G., Siomos, K., Geroukalis, D., & Navridis, K. (2012). Internet addiction as an important predictor in early detection of adolescent drug use experience–implications for research and practice. Journal of Addiction Medicine, 6(1), 77-84. http://doi.org/10.1097/ADM.0b013e318233d637

Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia (UNICEF). (2017). Estado mundial de la infancia 2017. Niños en un mundo digital. División de comunicaciones de UNICEF. https://www.google.co.cr/url?

sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwil3cb0rvOCAxX7SjABHcmuBxkQFnoECCoQAQ&url=https%3A%2F%2Fwww.unicef.org%2Fmedia%2F48611%2Ffile&usg=AOvVaw19UYgWOq4zts1k7QSyDw6s&opi=89978449

García Cernaz, S. (2018). Videojuegos y violencia: Una revisión de la línea de investigación de los efectos. Revista de la Escuela de Ciencias de la Educación, 1(13), 149-165. https://doi.org/10.35305/rece.v1i13.329

Gómez, P., Rial, A., Braña, T., Golpe, S., & Varela, J. (2017). Screening of problematic Internet use among Spanish adolescents: Prevalence and related variables. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, 20(4), 1-9. https://doi.org/10.1089/cyber.2016.0262

Hernández-Peña, H., Lagomarsino-Montoya, M., Aguirre-Martínez, G., Mansilla-Sepúlveda, J., Estay-Sepúlveda, J. G., & Ganga-Contreras, F. (2020). La era digital comprendida desde la psicología humanista. Revista Costarricense de Psicología, 39(1), 35-53. https://doi.org/10.22544/rcps.v39i01.03

Hernández-Sampieri, R., & Mendoza Torres, C. P. (2018). Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. McGraw-Hill. http://repositorio.uasb.edu.bo:8080/handle/54000/1292

Huamán Moya, G., Macukachi Garcia, K. N., Pérez Soto, K. I., Velazco Arias, J. A., & Yupanqui Palacios, A. A. (2022). La adicción a las redes en adolescentes: Revisión sistemática. Reflexiones en Trabajo Social, 2(1), 46-56. https://revistas.uncp.edu.pe/index.php/reflexiones/article/view/1648

Johannes, N., Vuorre, M., & Przybylski, A. K. (2021). Video game play is positively correlated with well-being. Royal Society Open Science, 8(2), 1-14. https://doi.org/10.1098/rsos.202049

Kim, K., Ryu, E., Chon, M.-Y., Yeun, E.-J., Choi, S.-Y., Seo, J.-S., & Nam, B.-W. (2006) Internet addiction in Korean adolescents and its relation to depression and suicidal ideation: a questionnaire survey. International Journal of Nursing Studies, 43(2), 185-192. http://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2005.02.005

Lai, F. T. T. & Kwan, J. L. Y. (2017). Socioeconomic influence on adolescent problematic Internet use through school-related psychosocial factors and pattern of Internet use. Computers in Human Behavior, 68, 121-136. https://doi.org/10.1016/j.chb.2016.11.021

Lancheros Maldonado, M. J., Amaya Mancilla, M. A., & Baquero Buitrgo, L. A. (2014). Videojuegos y adicción en niños – adolescentes: Una revisión sistemática. Revista electrónica de terapia ocupacional Galicia, TOG, 11(20), 1-22. http://www.revistatog.com/num20/pdfs/revision2.pdf

López-Martí, M., San Martín-Alonso, Á., & Peirats-Chacón, J. (2022). De los videojuegos a la gamificación como estrategia metodológica inclusiva. Revista Colombiana de Educación, 1(84), 1-22. https://doi.org/10.17227/rce.num84-12518

Lozano-Blasco, R. & Cortés-Pascual, A. (2020). Usos problemáticos de internet y depresión en adolescentes: Meta-análisis. Comunicar, 28(63), 109-120. https://doi.org/10.3916/C63-2020-10

Medina-Morales, G. del C. & Villalón-Hernández, R. (2023). Estudio de la prevalencia del phubbing durante clases ocasionado por el uso de apps. Alteridad. Revista de Educación, 18(1), 59-69. https://doi.org/10.17163/alt.v18n1.2023.05

Merino Campos, C. & del Castillo Fernández, H. (2016). Los beneficios de los videojuegos interactivos: Una aproximación educativa y una revisión sistemática de la actividad física. New Approaches in Educational Research, 5(2), 115-122. https://doi.org/10.7821/naer.2016.7.164

Mihara, S. & Higuchi, S. (2017) Cross-sectional and longitudinal epidemiological studies of Internet gaming disorder: A systematic review of the literature. Psychiatry and Clinical Neurosciences, 71(7), 425-444. https://doi.org/10.1111/pcn.12532

Moral, M. de la Villa & Suárez, C. (2016). Factores de riesgo en el uso problemático de internet y del teléfono móvil en adolescentes españoles. Revista Iberoamericana de Psicología y Salud, 7(2), 69-78. https://doi.org/10.1016/j.rips.2016.03.001

Mora-Salgueiro, J., Feijóo, S., Braña, T., Varela, J., & Rial, A. (2022). Hábitos de juego y síntomas de adicción a los videojuegos en adolescentes españoles. Behavioral Psychology, 30(3), 627-639. https://doi.org/10.51668/bp.8322302s

Organización Mundial de la Salud (OMS). (2022). Clasificación Internacional de Enfermedades CIE-11. Organización Mundial de la Salud. https://www.who.int/es/news/item/11-02-2022-icd-11-2022-release

Pedrero Pérez, E. J., Rodríguez Monje, M. T., Gallardo Alonso, F., Fernández Girón, M., Pérez López, M., & Chicharro Romero, J. (2007). Validación de un instrumento para la detección de trastornos de control de impulsos y adicciones: el MULTICAGE CAD-4. Trastornos Adictivos, 9(4), 269-278. https://doi.org/10.1016/S1575-0973(07)75656-8

Perrella, R. & Caviglia, G. (2017). Interrnet addiction, self-esteem, and relational patterns in adolescents. Clinical Neuropsychiatry, 14(1), 82-87. https://www.ingentaconnect.com/content/doaj/17244935/2017/00000014/00000001/art00010

Pontes, H. M., Macur, M., & Griffiths, M. (2016). Internet gaming disorder among slovenian primary schoolchildren: Findings from a nationally representative sample of adolescents. Journal of Behavioral Addictions, 5(2), 304-310. https://doi.org/10.1556/2006.5.2016.042

Prieto-Quezada, M. T., Romero-Sánchez, A., & Oliva, H. (2023). Adicción a las TIC. Perspectiva docente desde tres centros universitarios. Alteridad. Revista de Educación, 18(1), 48-58. https://doi.org/10.17163/alt.v18n1.2023.04

Rodríguez-Monje, M. T., Pedrero-Pérez, E. J., Rodríguez-Alonso, E., Fernández-Girón, M., Pastor-Ramos, V., Mateo-Madurga, A., del Cura-González, I., Sanz-Cuesta, T., Arana-Cañedo, C., Sánchez-Salgado, M. P., & Escriva-Ferrairo, R. A. (2019). MULTICAGE CAD-4 for behavioral addiction screening: Structural validity after inclusion of a scale on smartphone abuse. Anales de Psicología, 35(1), 41-46. https://doi.org/10.6018/analesps.35.1.324311

Roig-Vila, R., López-Padrón, A., & Urrea-Solano, M. (2023). Dependencia y adicción al smartphone entre el alumnado universitario: ¿Mito o realidad? Alteridad. Revista de Educación, 18(1), 34-47. https://doi.org/10.17163/alt.v18n1.2023.03

Sánchez Pardo, L., Crespo Herrador, G., Aguilar Moya, R., Bueno Cañigral, F.-J., Alexaidre Benavent, R., & Valderrama Zurián, J. C. (2015). Los adolescentes y las tecnologías de la información y la comunicación (TIC). Guía para padres. Ayudándoles a evitar riesgos. Plan Municipal de Drogodependencias, Unitat de Prevenció Comunitaria de Conductes Adictives. https://digital.csic.es/bitstream/10261/132633/1/TICPadres.pdf

Uchuypoma Canchumani, D. (2017). Juegos online: Una mirada desde el juego patológico. Hamut´ay, 4(2), 55-64. http://dx.doi.org/10.21503/hamu.v4i2.1472

Valencia-Ortiz, R., Garay-Ruiz, U., & Cabero-Almenara, J. (2023). Uso problemático de las redes sociales: El caso de estudiantes mexicanos. Alteridad. Revista de Educación, 18(1), 23-33. https://doi.org/10.17163/alt.v18n1.2023.02

Widyanto, L. & McMurran, M. (2004). The psychometric properties of the Internet addiction test. Cyberpsychology & Behavior: the impact of the Internet, multimedia and virtual reality on behavior and society, 7(4), 443-450. https://doi.org/10.1089/cpb.2004.7.443

Zhou, Y., Li, D., Jia, J., Li, X., Zhao, L., Sun, W., & Wang, Y. (2017). Interparental conflict and adolescent Internet addiction: The mediating role of emotional insecurity and the moderating role of big personality traits. Computers in Human Behavior, 73, 470-478. https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.04.012

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Vício em videogame e Internet em estudantes mexicanos do ensino médio (S. A. Portillo-Peñuelas, J. F. Caldera-Montes, K. Sedeño-Peralta, M. del R. Zamora-Betancourt, O. U. Reynoso-González, & I. Pérez-Pulido , Trads.). (2023). Revista Electrónica Educare, 27(3), 1-18. https://doi.org/10.15359/ree.27-3.17266

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Vício em videogame e Internet em estudantes mexicanos do ensino médio (S. A. Portillo-Peñuelas, J. F. Caldera-Montes, K. Sedeño-Peralta, M. del R. Zamora-Betancourt, O. U. Reynoso-González, & I. Pérez-Pulido , Trads.). (2023). Revista Electrónica Educare, 27(3), 1-18. https://doi.org/10.15359/ree.27-3.17266

Comentarios (ver términos de uso)