Hábitos de leitura dos alunos da Faculdade de Ciências e Humanidades da Universidade de El Salvador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/rp.28.9

Palavras-chave:

estudantes universitários, hábitos de leitura, educação, El Salvador

Resumo

Analisam-se os hábitos de leitura dos estudantes universitários em cinco áreas1 autopercepção leitora, comportamento leitor, acesso à leitura, interesses de leitura e contexto. Realizou-se mediante o método quantitativo aplicando a técnica de questionário. Os resultados informam sobre as competências de leitura e como os estudantes oferecem uma imagem de leitores habituais, porém com comportamento leitor diferente. O suporte da leitura habitual é o digital. Identificam-se traços diferentes entre os gêneros em relação à autopercepção leitora, comportamento leitor e interesses de leitura. O contexto cotidiano e universitário não favorece a leitura. Ainda assim, existe uma porcentagem pequena de leitores.

Biografia do Autor

Josefa Antonia Viegas Guillem, Universidad de El Salvador (UES), San Salvador, El Salvador

Española. Máster en Literatura Infantil y Promoción a la lectura del Centro de Estudios de Promoción a la Lectura y la Literatura Infantil (CEPLI) de la Universidad de Castilla La Mancha, Sede Cuenca, España. Profesora de la Licenciatura en Historia, Escuela de Ciencias Sociales, Facultad de Ciencias y Humanidades de la Universidad de El Salvador (UES), San Salvador, El Salvador. Correo electrónico: josefa.viegas@ues.edu.sv ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4653-2769

Referências

Bases Curriculares de la Facultad de Ciencias y Humanidades. (2022). Facultad de Ciencias y Humanidades. Universidad de El Salvador.Documento sin publicar.

Betancur, A. (2019). Diagnóstico y hoja de ruta de la Red de Bibliotecas Públicas de El Salvador. Cerlalc.

Carlino, P. (2004). Escribir y leer en la universidad: responsabilidad compartida entre alumnos, docentes e instituciones. En P. Carlino (coord.), Leer y escribir en la universidad (pp. 5-21). Lectura y Vida.

Carlino, P. (2006). Escribir, leer, y aprender en la universidad. Una introducción a la alfabetización académica. Fondo de Cultura Económica.

Carlino, P. (2013). Alfabetización académica 10 años después. Revista Mexicana de Investigación Educativa, (18), 355-381.

Cassany, D. (2006). Tras las líneas. Sobre la lectura contemporánea. Anagrama.

Cassany, D. (2008). Prácticas letradas contemporáneas. Ríos de Tinta.

Cassany, D. y Morales, O. (2008). Leer y escribir en la universidad: hacia la lectura y escritura crítica de géneros científicos. Revista Memoralia, 5(2), 69-82.

Castillo-Martínez, I., Cerros, C., Glasserman-Morales, L. y Ramírez-Montoya, M. (2023). Academic literacy among the university students in Mexico and Spain: A holistic perspective. Frontiers in Psychology, 16(13). https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1055954

ConTextos. (Ed.). (2022). Literacidad y bellas artes en bibliotecas. https://contextos.org/es/el-salvador-2/

Elche, M. y Yubero, S. (2019). La compleja relación de los docentes con la lectura: el comportamiento lector del profesorado de Educación Infantil y Primaria en formación. Bordón. Revista de Pedagogía, 71(1), 31-45. https://doi.org/10.13042/Bordon.2019.66083

Encuesta de Hogares de propósitos múltiples. (2021). Ministerio de Gobernación. https://www.bcr.gob.sv/documental/Inicio/vista/PUBLICACION_EHPM_2021.pdf

Entidad del Milenio [@EntidadMilenio]. (2020, jul 3). Foro virtual La apuesta de FOMILENIO II por la lectura dentro y fuera de las aulas [Status update]. Facebook. https://www.facebook.com/476019562571883/posts/1573141906192971/

Formaciones Mined [@INFODElSalvador]. (2021, julio 12). PISA 2022. ¡Por la juventud de El Salvador! [Status update]. https://www.youtube.com/watch?v=gLJp-0b9jvs

Guzmán-Simón, F. y García-Jiménez, E. (2017). La alfabetización académica de los futuros maestros. Un estudio comparativo en varias universidades españolas. Revista de Investigación Educativa, 35(2), 317-335. http://doi.org/10.6018/rie.35.2.246011

Larrañaga, E. y Yubero, S. (2005). El hábito lector como actitud. El origen de la categoría de falsos lectores. Ocnos, 1, 43-60. https://doi.org/10.18239/ocnos_2005.01.04

Larrañaga, E., Yubero, S., Rodríguez-Álvarez, J. M., Caride, J. A. y Gradaille, R. (2022). Lectura y género, ¿por qué leen más las chicas? En R. Navarro y E. Cortés (Comps.), Habilidadades comunicativas y didáctica de la L2 (pp. 89-96). Dykinson.

Ley General de Juventud. (2017). San Salvador. Injuve. https://injuve.gob.sv/wp-content/uploads/2020/09/LEY-GENERAL-DE-JUVENTUD-Y-SU-REGLAMENTO.pdf

Martín Valdunciel, M. E. (2011). Leer y escribir en la universidad: tarea pendiente. Álabe 4.

Martín Valdunciel, M. E. (2013). La lectura como herramienta epistémica en la enseñanza superior. Álabe 8.

Marucco, M. (2004). Aprender a enseñar a escribir en la universidad. En P. Carlino (Coord.), Leer y escribir en la universidad (pp. 5-21). Lectura y Vida.

Mined. (2020). Centros educativos implementan el Plan Nacional de Fortalecimiento de la Lectura y Escritura. https://www.mined.gob.sv/2020/01/23/centros-educativos-implementan-el-plan-nacional-de-fortalecimiento-de-la-lectura-y-escritura/

Política Nacional de Juventud 2011-2024. (2011). San Salvador: Gobierno de El Salvador.

Proyecto Sembrando Futuro. (2007). Encuesta Nacional de Juventud. Resultados Generales. IUDOP-UCA.

Rosales Marte, M. (Coord.) (2010). Hábitos de lectura en los jóvenes de bachillerato y universidades del área metropolitana de San Salvador. Editorial Universidad José Matías Delgado. https://webquery.ujmd.edu.sv/siab/bvirtual/BIBLIOTECA%20VIRTUAL/LIBROS/E/ADUH0001093.pdf

Rovira, C. (Dir.) (2021). ¿Y si no aprendo a leer? Un análisis del desempeño en lectura de la niñez salvadoreña y la desigualdad. Cuadernos FES, 6.

Sánchez- García, S. (2017). Alfabetización y promoción lectora: el papel de las bibliotecas. En P. C. Cerrillo y S. Yubero (Dirs.), La formación de mediadores para la promoción de la lectura (pp. 397-408). Cepli-UCLM (3ª edición).

Sánchez-García, S. y Yubero, S. (2015). Función social de las bibliotecas públicas: nuevos espacios de aprendizaje y de inserción social. El Profesional de la Información, 24(2), 103-111. http://doi.org/10.3145/epi.2015.mar.03

Secretaría de Prensa de la Presidencia. (2023). Presidente Nayib Bukele inaugura seis nuevos Centros Urbanos de Bienestar y Oportunidades para el desarrollo de las comunidades. https://www.presidencia.gob.sv/presidente-nayib-bukele-inaugura-seis-nuevos-centros-urbanos-de-bienestar-y-oportunidades-cubo-para-el-desarrollo-de-las-comunidades/

Solé, I. (2014). Alfabetización académica y lectura. En I. Ballano y I. Muñoz (coords.), Escribir en un contexto académico (pp. 35-52). Universidad de Deusto.

VVAA. (2010). Hábitos de lectura en los jóvenes de bachillerato y universidades del Área Metropolitana de San Salvador. San Salvador. Universidad José Matías Delgado. https://webquery.ujmd.edu.sv/siab/bvirtual/BIBLIOTECA%20VIRTUAL/LIBROS/E/ADUH0001093.pdf

VVAA. (2019). Informe Final del Segundo Encuentro Universitario “La lectura y cambio generacional”. San Salvador. Universidad Francisco Gavidia.-RIUL. http://ri.ufg.edu.sv/jspui/bitstream/11592/9753/1/Informe%20del%202do%20Encuentro%20Universitario%202019_UFG%20RIUL.pdf

VVAA. (2016) Informe Final Primer Encuentro Universitario: Lectores: cambios en las prácticas y hábitos de lectura. San Salvador. Universidad Francisco Gavidia-RIUL. http://ri.ufg.edu.sv/jspui/bitstream/11592/9752/1/Informe%20del%201er%20Encuentro%20Universitario%202016_UFG%20RIUL.pdf

VVAA. (2022). Informe Primer Seminario Centroamericano de Lectura, Escritura y Oralidad en la Universidad “Interactuando en diferentes ecosistemas”. San Salvador. Universidad Francisco Gavidia. RIUL. http://ri.ufg.edu.sv/jspui/bitstream/11592/9755/1/Informe%20del%20Primer%20Seminario%20Centroamericano%20de%20Lectura%202021_UFG%20RIUL.pdf

Yubero, S., Larrañaga, E. y Pires, N. (2014). Estudo sobre os hábitos de leitura dos estudantes portugueses do ensino superior. Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Yubero, S. y Larrañaga, E. (2015). Lectura y universidad: hábitos lectores de los estudiantes universitarios de España y Portugal. El Profesional de la Información, 24(6), 717-723. http://doi.org/10.3145/epi.2015.nov.03

Publicado

2024-01-01

Como Citar

Hábitos de leitura dos alunos da Faculdade de Ciências e Humanidades da Universidade de El Salvador. (2024). Perspectivas, 28, 1-29. https://doi.org/10.15359/rp.28.9

Edição

Seção

Convite geral à apresentação (secção de artigos arbitrados)

Como Citar

Hábitos de leitura dos alunos da Faculdade de Ciências e Humanidades da Universidade de El Salvador. (2024). Perspectivas, 28, 1-29. https://doi.org/10.15359/rp.28.9

Comentarios (ver términos de uso)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>