Adaptação e validação de escala para avaliar o desenvolvimento de habilidades do século XXI em alunos do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.27-3.17251

Palavras-chave:

Habilidades do século XXI, competências transversais, práticas de ensino, validação da escala, educação secundaria

Resumo

Objetivo. O objetivo desta pesquisa é modificar e validar uma escala que permita avaliar a percepção dos estudantes sobre as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula que fomentam as habilidades do século XXI. Método. Para isso, a escala WVDE-CIS-28, originalmente concebida para profesores, foi adaptada e aplicada em uma amostra de 3432 estudantes do ensino médio, provenientes de 26 escolas da região de Biobío, Chile. Foram realizadas análises fatoriais exploratórias (AFE) e análises fatoriais confirmatórias (AFC) para estabelecer o número de dimensões subjacentes e verificar se o modelo teórico proposto de 8 dimensões apresentava um ajuste estatístico significativo. Resultados. As análises de validação da escala ratificaram a estrutura fatorial do instrumento original que considerou as dimensões de pensamento crítico, colaboração, comunicação, criatividade e inovação, autodireção, relações globais, relações locais e uso de tecnologias de aprendizagem. Tabelas de carga fatorial e índices de ajuste de modelo para AFE, AFC e resultados descritivos são relatados por item e dimensão.Conclusões. A adaptação do instrumento demonstra um ajuste psicométrico adequado que explica como as 8 dimensões consideradas contribuem para a construção de competências do século XXI. Esta ferramenta pode ser útil para investigar como as práticas pedagógicas em sala de aula promovem o desenvolvimento destas competências essenciais.

Biografia do Autor

Felipe Sepúlveda, Universidad Católica de la Santísima Concepción

Profesor asociado en la Universidad Católica de la Santísima Concepción (Chile), se desempeña como jefe del Departamento de Fundamentos de la Pedagogía en la Facultad de Educación. Adicionalmente es director del Centro de Investigación y Desarrollo (CIEDE -UCSC). Obtuvo su Doctorado en Educación en la Universidad de Mary Hardin-Baylor en Texas, EEUU.

Paz Céspedes, Universidad Católica de la Santísima Concepción

Encargada de las acciones de Preparación y Acompañamiento Estudiantil asociadas a la implementación del Programa de Acceso a la Educación Superior (PACE) en la Universidad Católica de la Santísima Concepción (Chile). Es psicóloga de profesión y ha cursado estudios de Magíster en Investigación Social y Desarrollo en la Universidad de Concepción, Chile.

Jordán Ovalle, Universidad Católica de la Santísima Concepción

Encargado de la Gestión Administrativa y Financiera asociado a la implementación del Programa de Acceso a la Educación Superior (PACE) en la Universidad Católica de la Santísima Concepción (Chile). Es Ingeniero Civil Industrial de profesión y ha cursado estudios de Magíster en Gestión Industrial, Mención Gestión Financiera en  la Universidad de Concepción (Chile).

Daniela García, Universidad Católica de la Santísima Concepción

Encargada de Gestión de la Información y Estudios en la implementación del Programa de Acceso a la Educación Superior (PACE) en la Universidad Católica de la Santísima Concepción (Chile). Es Socióloga de profesión y ha cursado estudios de Magíster en Sociología en la Universidad Academia de Humanismo Cristiano, Chile.

Referências

Almerich, G., Díaz-García, I., Cebrián-Cifuentes, S., & Suárez-Rodríguez, J. (2018). Estructura dimensional de las competencias del siglo XXI en alumnado universitario de educación. Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa, 24(1), 1-21. https://doi.org/10.7203/relieve.24.1.12548

Amiama-Espaillat, C. & Mayor-Ruiz, C. (2017). Lectura digital en la competencia lectora: La influencia en la generación Z de la República Dominicana. Comunicar, 25(52), 105-114. https://doi.org/10.3916/C52-2017-10

Anagün, Ş. S. (2018). Teachers ’ perceptions about the relationship between 21st century skills and managing constructivist learning environments. International Journal of Instruction, 11(4), 825-840. https://doi.org/10.12973/iji.2018.11452a

Bartlett, M. S. (1954). A notte note on the multiplying factors for various X2 approximations. Journal of the Royal Statistical Society, Series B, 16(2), 296-298. https://doi.org/10.1111/j.2517-6161.1954.tb00174.x

Bennett, R. E. & von Davier, M. (Editores). (2017). Advancing human assessment. The methodological, psychological and policy contributions of ETS. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-58689-2_19

Boyaci, Ş. D. B. & Atalay, N. (2016). A scale development for 21st century skills of primary school students: A validity and reliability study. International Journal of Instruction, 9(1), 133-148. https://doi.org/10.12973/iji.2016.9111a

Care, E., Kim, H., & Scoular, C. (2017). 21st century skills in 20th century classrooms. Educadores, (December), 30-40. https://www.brookings.edu/wp-content/uploads/2018/08/Care-Kim-Scoular_Educadores.pdf

Care, E., Kim, H., Vista, A., & Anderson, K. (2018). Education system alignment for 21st century skills: Focus on assessment. Center for Universal Education, Brookins Institution. https://www.brookings.edu/wp-content/uploads/2018/11/Education-system-alignment-for-21st-century-skills-012819.pdf

Care, E., Scoular, C., & Griffin, P. (2016). Assessment of cProblem solving in education environments. Applied Measurement in Education, 29(4), 250-264. https://doi.org/10.1080/08957347.2016.1209204

Chalkiadaki, A. (2018). A sistematic literatura review of 21st century skills and competencias in primary education. International Journal of Instruction, 11(3), 1-16. https://doi.org/10.12973/iji.2018.1131a

Claro, M., Preiss, D. D., San Martín, E., Jara, I., Hinostroza, J. E., Valenzuela, S., Cortes, F., & Nussbaum, M. (2012). Assessment of 21st century ICT skills in Chile: Test design and results from high school level students. Computers & Education, 59(3), 1042-1053. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2012.04.004+

Cognition and Technology Group at Vanderbilt. (1992). The Jasper experiment: An exploration of issues in learning and instructional design. Educational Technology Research and Development, 40(1), 65-80. https://doi.org/10.1007/BF02296707

Colás-Bravo, P., Conde-Jiménez, J., & Reyes-de-Cózar, S. (2019). El desarrollo de la competencia digital docente desde un enfoque sociocultural. Comunicar, 27(61), 21-32. https://doi.org/10.3916/C61-2019-02

Committee on Defining Deeper Learning and 21st Century Skills, Pellegrino, J. W. (Ed.), M. Hilton, M. L. (Eds.), Board on Testing and Assessment, Board on Science Education, Division on Behavioral and Social Sciences and Eduction & National Research Council. (2012). Education for life and work: Developing transferable knowledge and skills in the 21st century. National Academies Press. https://hewlett.org/wp-content/uploads/2016/08/Education_for_Life_and_Work.pdf

Delors, J. (1996). Los cuatro pilares de la educación. En La educación encierra un tesoro. Informe a la UNESCO de la Comisión internacional sobre la educación para el siglo XXI (pp. 91-103). Ediciones UNESCO. https://www.uv.mx/dgdaie/files/2012/11/CPP-DC-Delors-Los-cuatro-pilares.pdf

Ercikan, K. & Oliveri, M. E. (2016). In search of validity evidence in support of the interpretation and use of assessments of complex constructs: Discussion of research on assessing 21st century skills. Applied Measurement in Education, 29(4), 310-318. https://doi.org/10.1080/08957347.2016.1209210

González, J. & Wagenaar, R. (Coords.). (2009). Una introducción a Tuning Educational Structures in Europe. La contribución de las universidades al proceso de Bolonia. Publicaciones de la Universidad de Deusto. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=703107

Gutiérrez-Porlán, I., Román-García, M., & Sánchez-Vera, M.-del-Mar. (2018). Estrategias para la comunicación y el trabajo colaborativo en red de los estudiantes universitarios. Comunicar. 26(54), 91-100. https://doi.org/10.3916/C54-2018-09

Herde, C. N., Lievens, F., Solberg, E. G., Harbaugh, J. L., Strong, M. H., & Burkholder, G. J. (2019). Situational judgment tests as measures of 21st century skills: Evidence across Europe and Latin America. Journal of Work and Organizational Psychology, 35(2), 65-74. https://doi.org/10.5093/jwop2019a8

Hixson, N. K., Ravitz, J., & Whisman, A. (2012). Extended profesional development in project-based learning: Impacts on 21st century teaching and student achievement. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED565466.pdf

Hu, L. & Bentler, P. M. (1999). Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: Conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling: A Multidisciplinary Journal, 6(1), 1-55. https://doi.org/10.1080/10705519909540118

Iivari, N., Sharma, S., & Ventä-Olkkonen, L.(2020). Digital transformation of everyday life – How COVID-19 pandemic transformed the basic education of the young generation and why information management research should care? International Journal of Information Management, 55(2), 1-6. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2020.102183

JASP Team. (2021). JASP (Version 0.16.3) [Computer software]. University of Amsterdam. https://jasp-stats.org

León-Perez, F., Bas, M.-C., & Escudero-Nahón, A. (2020). Autopercepción sobre habilidades digitales emergentes en estudiantes de educación superior. Comunicar, 28(62), 91-101. https://doi.org/10.3916/C62-2020-08

Mendoza Gamiño, A. (2018). Globalización y nuevos retos para una educación en la era digital. En P. Aullón de Haro (Coord.), La cuestión universitaria. (Vol 1: Metodologías humanísticas en la era digital, pp. 115-125). Instituto Juan Andrés. https://humanismoeuropa.files.wordpress.com/2018/02/6.pdf

Ministerio de Educación (MINEDUC). (2021) Estándares de la profesión docente. Marco para la buena enseñanza. CPEIP. https://estandaresdocentes.mineduc.cl/wp-content/uploads/2023/06/MBE-2-1.pdf

Pérez-Escoda, A., Castro-Zubizarreta, A., & Fandos-Igado, M. (2016). La competencia digital de la generación Z: Claves para su introducción curricular en la educación primaria. Comunicar. 24(49), 71-79. https://doi.org/10.3916/C49-2016-07

Schumacker, R. E. (2015). Learning statistics using R. Sage Publications.https://doi.org/10.4135/9781506300160

Silva, J., Usart, M., & Lázaro-Cantabrana, J.-L. (2019). Competencia digital docente en estudiantes de último año de pedagogía de Chile y Uruguay. Comunicar, 27(61), 33-43. https://doi.org/10.3916/C61-2019-03

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) Office Bangkok & Regional Bureau for Education in Asia and Pacific. (2015). Transversal competencies in education policy and practice (Phase I): Regional synthesis report. http://bit.ly/337gUmH

van Laar, E. van, Deursen, A. J. A. M., van, Dijk, J. A. G. M. Van., & de Haan, J.. (2017). The relation between 21st-century skills and digital skills : A systematic literature review. Computers in Human Behavior, 72, 577-588. https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.03.010

Watkins, M. W. (2018). Exploratory factor analysis: A guide to best practice. Journal of Black Psychology, 44(3), 219-246. https://doi.org/10.1177/0095798418771807

Publicado

2023-11-16

Como Citar

Adaptação e validação de escala para avaliar o desenvolvimento de habilidades do século XXI em alunos do ensino médio (F. Sepúlveda, P. Céspedes, J. Ovalle, & D. García , Trads.). (2023). Revista Electrónica Educare, 27(3), 1-22. https://doi.org/10.15359/ree.27-3.17251

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Adaptação e validação de escala para avaliar o desenvolvimento de habilidades do século XXI em alunos do ensino médio (F. Sepúlveda, P. Céspedes, J. Ovalle, & D. García , Trads.). (2023). Revista Electrónica Educare, 27(3), 1-22. https://doi.org/10.15359/ree.27-3.17251

Comentarios (ver términos de uso)