Representações através do cinema: A interpretação de processos históricos para o ensino de Estudos Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/rp.27.3

Palavras-chave:

cinema, processos históricos, história, Estudos Sociais, ensino, interpretação

Resumo

Apresenta-se um estudo sobre o uso do cinema na disciplina de Estudos Sociais, cujo objetivo foi descrever o uso do cinema para a explicação e interpretação de processos históricos, pelos professores de Estudos Sociais que promovem a construção do pensamento crítico em o corpo discente. A pesquisa partiu de várias considerações teórico-metodológicas onde se mostra a eficácia do cinema nos processos de ensino e aprendizagem da história, em que se manifesta a construção do pensamento crítico e da consciência histórica. Por meio de um estudo qualitativo do paradigma fenomenológico, com a técnica de grupo focal, mostrou-se a necessidade de transformações educacionais, como o uso do cinema para a explicação de processos históricos, pois por meio dessa ferramenta distância a recorrência de práticas pedagógicas comuns como o uso de livros didáticos, entre outros.O principal achado da pesquisa foi a utilização de diversas estratégias que possibilitam uma formação histórica no corpo discente como o cinema.

Biografia do Autor

Paula Valeria Calvo Alpízar, Centro Educativo Pablo Presbere, Escazú, San José, Costa Rica

Costarricense. Bachiller en la Enseñanza de los Estudios Sociales y la Educación Cívica por la Universidad
Nacional (UNA), campus Omar Dengo, Heredia, Costa Rica. Docente de primaria y secundaria en el Centro
Educativo Pablo Presbere, Escazú, San José, Costa Rica. Correo electrónico: paula.calvo.alpizar@est.una.ac.cr
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5718-4064

Diego González Cascante, Westland School, Heredia, Costa Rica

Costarricense. Bachiller en la Enseñanza de los Estudios Sociales y la Educación Cívica por la Universidad
Nacional (UNA), campus Omar Dengo, Heredia, Costa Rica. Docente de secundaria en Westland School, Heredia, Costa Rica. Correo electrónico: diego.gonzalez.cascante@est.una.ac.cr
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1905-4634

Referências

Acosta, W. (2018). El cine como objeto de estudio de la historia: Apuestas conceptuales y metodológicas. Universidad Pedagógica Nacional, (47), 51-68. https://www.redalyc.org/journal/3459/345958295004/html/

Badilla, L. (2006). Fundamentos del paradigma cualitativo en la investigación educativa. Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud, 4(1), 42-51. https://10.15517/pensarmov.v4i1.411

Cortés, A. (2018). El cine: Una herramienta didáctica para enseñar historia. Revista RedCA, 1(2), 66-85.

Fraga, E. (2018). El cine y su aplicación en un aula: Una propuesta didáctica sobre la Alemania nazi [tesis de Maestría, Universitat de les Illes Balears].

García, M. (2010). Cine y educación: La integridad del docente en Emperor 's club. Edetania, (38), 27-40. https://revistas.ucv.es/index.php/Edetania/article/view/296/256

Hamui, A y Varela, M. (2012). La técnica de grupos focales. Revista Elsevier, (2), 55-60. https://www.elsevier.es/es-revista-investigacion-educacion-medica-343-pdf-S2007505713726838

Katayama, J. (2014). Introducción a la investigación cualitativa: Fundamentos, métodos, estrategias y técnicas. Fondo Editorial.

Monge, C. (2011). Metodología de la investigación cuantitativa y cualitativa, guía didáctica. Universidad Surcolombia. https://www.uv.mx/rmipe/files/2017/02/Guia-didactica-metodologia-de-la-investigacion.pdf

Morantes, S. y Gordillo, Y. (2016). El cine, una estrategia para desarrollar habilidades del pensamiento crítico en sociales. Revista Educación y Ciencia, (20), 113-126. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7982048

Peñalver, T. (2015). El cine como recurso didáctico: Una propuesta de programación didáctica. Edetania, (45), 221-232. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5349046

Pulido, M. (2016). El cine en el aula: Una herramienta pedagógica eficaz. Opción, 32(8), 519-538. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31048481031

Quecedo, R y Castaño, C. (2002). Introducción a la metodología de investigación cualitativa. Revista psicodidáctica, (14), 5-39. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=17501402

Rodríguez, J. (2014). El cine en la realidad de las aulas. Historia y Comunicación Social, (19), 565-574. https://doi.org/10.5209/rev_HICS.2014.v19.45161

Skate, R. (1999). Investigación con estudio de casos. Ediciones Morata.

Solis, L. (2018). El cine: Una fuente apta para reconstruir el pasado. Revista Horizonte Histórico, (15), 43-53. https://revistas.uaa.mx/index.php/horizontehistorico/article/view/1497

Vidovic, J y Chourio, D. (2012). El cine como estrategia didáctica para la enseñanza de la historia. Revista de la Universidad del Zulia 3ª época, 3(7), 97-114. https://produccioncientificaluz.org/index.php/rluz/article/view/31205

Publicado

2023-07-01

Como Citar

Representações através do cinema: A interpretação de processos históricos para o ensino de Estudos Sociais. (2023). Perspectivas, 27, 1-19. https://doi.org/10.15359/rp.27.3

Edição

Seção

Convite geral à apresentação (secção de artigos arbitrados)

Como Citar

Representações através do cinema: A interpretação de processos históricos para o ensino de Estudos Sociais. (2023). Perspectivas, 27, 1-19. https://doi.org/10.15359/rp.27.3

Comentarios (ver términos de uso)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>