Ensino de símbolos nacionais como identidade costarriquenha em um mundo globalizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/rp.25.5

Palavras-chave:

Educação Cívica, Estudos Sociais, globalização, identidade, símbolos nacionais, Costa Rica

Resumo

Este artigo é fruto do uma reflexão crítica sobre a comercialização dos símbolos nacionais e sua relação com o ensino. No processo de globalização, a incorporação de novos símbolos foi resultado de uma estratégia que visa aumentar a exposição da Costa Rica no mundo. O ensino destes requer uma mediação que oriente o processo de construção de uma identidade, por meio de uma consciência crítica que questione e analise cada símbolo nacional no contexto em que foram decretados. Após o exposto, será entendido o significado dos símbolos em contraste com a sua utilização como parte da competitividade e do marketing governamental. É um desafio para os professores de Educação Cívica ensinar elementos ligados ao nacionalismo e à política, que também permitam a identificação de indivíduos com consciência coletiva.

Biografia do Autor

Nazareth Cerdas Chaves, Investigadora independiente

Costarricense. Bachiller en Enseñanza de los Estudios Sociales y Educación Cívica en Universidad Nacional, Universidad Nacional (UNA), campus Omar Dengo, Heredia, Costa Rica. Correo electrónico: nazarethcerdas@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0351-6849

Josué Madrigal Méndez, Investigador independiente

Costarricense. Bachillera en Enseñanza de los Estudios Sociales y Educación Cívica en Universidad Nacional, Universidad Nacional (UNA), campus Omar Dengo, Heredia, Costa Rica. Correo electrónico: josuemm0501@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2485-2756

Melissa Mejía Fonseca, https://orcid.org/0000-0002-6822-118X

Costarricense. Bachiller en Enseñanza de los Estudios Sociales y Educación Cívica en Universidad Nacional, Universidad Nacional (UNA), campus Omar Dengo, Heredia, Costa Rica. Correo electrónico: mely901313@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6822-118X

Tayna Morales Rodríguez, Investigadora independiente

Costarricense. Bachiller en Arte y Comunicación Visual con Énfasis en Diseño Gráfico por la Universidad Nacional (UNA), campus Omar Dengo, Heredia, Costa Rica. Bachiller en Enseñanza de los Estudios Sociales y la Educación Cívica en la Universidad Nacional (UNA), campus Omar Dengo, Heredia, Costa Rica. Correo electrónico: taynamo08@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7601-3308

Referências

Araya, V., Alfaro, M., Andonegui, M. (2007). Constructivismo: orígenes y perspectivas. Revista Laurus, 13(24), 76-92. www.redalyc.org%2Fpdf%2F761%2F76111485004.pdf&clen=815177

Carvajal, M. (2014). Los símbolos nacionales de Costa Rica y el enfoque educativo. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 14(3), 1-29. https://www.redalyc.org/pdf/447/44732048017.pdf

Chomsky, N., y Herman, E. (1990). Los guardianes de la libertad. Traducción de Carmen Castells. Editorial Crítica.

Chul Han, B. (2014). En el enjambre. Herder Editorial.

Chul Han, B. (2018). Hiperculturalidad. Cultura y globalización. Herder Editorial.

Esencial Costa Rica. (2020). Origen de esencial Costa Rica. Recuperado de https://www.esencialcostarica.com/marca-pais/origen-esencial-costa-rica/

Fisher, M. (2019). Realismo capitalista. ¿No hay alternativa? Editor digital: Titivillus. Gobierno de la República. (2020). Símbolos Nacionales. Recuperado de https://www.presidencia.go.cr/costa-rica/simbolos-nacionales/

González, Juan Antonio (1996). Teoría general de la publicidad. México D. F. y Madrid, Fondo de Cultura Económica.

Gutiérrez, A., y Granados, C. (2020). Nacionalismo, frontera y excepcionalismo verde en Costa Rica. Anuario de Estudios Centroamericanos, (46), 1-28. https://dx.doi.org/10.15517/aeca.v46i0.43807

Herrera, J. (2021). Oso perezoso es el nuevo símbolo nacional de Costa Rica. Teletica. https://www.teletica.com/politica/oso-perezoso-es-el-nuevo-simbolo-nacional-de-costa-rica_289756

Hobsbawm, E. (2004). Naciones y nacionalismos desde 1780. Editorial Crítica.

Huici, A. (2017). Teoría e historia de la propaganda. Editorial Síntesis

Ley Fundamental de Educación (2160). Artículo 2. (25 de septiembre de 1957). Recuperado de: http://www.pgrweb.go.cr/scij/Busqueda/Normativa/Normas/nrm_texto_completo.aspx?param1=NRTC&nValor1=1&nValor2=31427&nValor3=33152&strTipM=TC

Lotman, I. (2002). “El símbolo en el sistema de la cultura”. Revista Forma y Función, (15), 89-101. https://www.redalyc.org/pdf/219/21901505.pdf

Ministerio de Educación Pública de Costa Rica. (2013). Programas de estudio Estudios Sociales y Educación Cívica. Recuperado de http://www.mep.go.cr/sites/default/files/programadeestudio/programas/esocialesecivica1y2ciclo.pdf

Morales, H. (2019). “Nacionalismo, patriotismo y cuarta transformación”. Revista de Ciencias Sociales, 13(46), 266-288. http://www.scielo.org.mx/pdf/tla/v13n46/2594-0716-tla-13-46-266.pdf

Srnicek, N., & Giacometti, A. (2018). Capitalismo de plataformas. Caja Negra, 39-87.

Toruño, C. (2010).8 Fundamentos curriculares de la ciudadanía en un estado neoliberal: el caso del sistema educativo costarricense”. Actualidades Investigativas en Educación, 10(2), 1-25. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=44717910022

Urizar, G. (2008). “Símbolos de una nación deseada. Museos nacionales y la construcción de la identidad nacional como política de Estado”. Miradas, encuentros y críticas, (2), 217-220. https://www.ankulegi.org/wp-content/uploads/2012/03/130404Urizar.pdf

Vargas, M. (2018). Estado, razón y paradigma: la formación del espacio político. EUNA.

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Ensino de símbolos nacionais como identidade costarriquenha em um mundo globalizado. (2022). Perspectivas, 25, 1-13. https://doi.org/10.15359/rp.25.5

Edição

Seção

Convite geral à apresentação (secção de artigos arbitrados)

Como Citar

Ensino de símbolos nacionais como identidade costarriquenha em um mundo globalizado. (2022). Perspectivas, 25, 1-13. https://doi.org/10.15359/rp.25.5

Comentarios (ver términos de uso)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >>