Meme e ideologia: um olhar alternativo da análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/rp.25.7

Palavras-chave:

Estudos Sociais, memes, redes sociais, didáctica da história, cultura, teoria do enquadramento

Resumo

Este artigo enfoca uma proposta alternativa de análise do meme, transcendendo do “conteúdo” à “forma”, com base no Modelo de Evocação de Lee Wood, Stoltz, Van Ness e Taylor (2018) e na perspectiva teórica analítica da “Ideologia” desenvolvido por Žižek (2003). Seu objetivo é mostrar que esse tipo do objeto cultural é constituído por várias camadas, a partir das quais podem ser geradas leituras alternativas. Por meio da estrutura metodológica baseada na construção social de sentido, os elementos dos memes que funcionam (da teoria žižekiana) serão identificados como aqueles sintomas que impedem a realização de diferentes fantasias ideológicas, baseadas no estabelecimento de um padrão de poder comum de caráter racializado. Desta forma, enfatizam-se as razões pelas quais o meme deve ser tratado como um novo produto cultural regido por diferentes códigos e relações visuais cuja capacidade interpeladora pode ser analisada a partir de sua “forma”.

Biografia do Autor

Alejandro Sánchez-Araya, Universidad Estatal a Distancia (UNED), San José, Costa Rica

Costarricense. Magister Scientiae en Educación a Distancia por la Universidad Estatal a Distancia (UNED), San José, Costa Rica. Docente e investigador de la Universidad Estatal a Distancia (UNED), San José, Costa Rica. Correo electrónico: asancheza@uned.ac.cr ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8762-9471

Referências

Referencias

Ardèvol-Abreu, A. (2016). “Framing de las crisis humanitarias en los medios de comunicación españoles: Una aproximación inductiva”. Revista Española de Investigaciones Sociológicas, 155, 37-53. https://www.jstor.org/stable/24897172

Ballesteros, E. (2016). “Circulación de memes en WhatsApp: Ambivalencias del humor desde la perspectiva de género”. Revista de Metodología de Ciencias Sociales, 35, 21-45. https://doi.org/10.5944/empiria.35.2016.17167

Bateson, G. (1972). Steps to an Ecology of Mind. Nueva York, EE. UU: Random House.

Cala, G. (Agosto de 2013). “La ideología en el pensamiento de Slavoj Žižek”. V Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XX Jornadas de Investigación Noveno Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR. Congreso llevado a cabo en Buenos Aires, Argentina. https://www.aacademica.org/000-054/91

d’Haenens, L., Joris, W., Heinderyckx, F. (2019). Images of Immigrants and Refugees in Western Europe: media Representations, Public Opinion, and Refugees’ Experiences. Lovaina, Bélgica: Leuven University Press. http://library.oapen.org/handle/20.500.12657/25123

Freedberg, D. (1992). El poder de las imágenes. Madrid, España: Cátedra.

García, Aguilar Sánchez, C.. (2008). “Psicoanálisis y política: La teoría de la ideología de Slavoj Žižek”. Internacional Journal of Zizek Studies, 2(3), 01-17. http://www.kerwa.ucr.ac.cr/handle/10669/535

Gergen, K. (2005). “La construcción social: Emergencia y potencial”. En: Pakman, M. (Eds.). Construcciones de la experiencia humana. Barcelona, España: Gedisa.

Goffman, E. (1974). Frame Analysis: An Essay on the Organization of Experience. Harvard University Press.

Hahner, L. (2013). “The Riot Kiss: Framing memes as visual argument”. Argumentation and Advocacy, 49(3): 151-166. https://doi.org/10.1080/00028533.2013.11821790

Huntington, H. (2013). “Subversive memes: Internet memes as a form of visual rhetoric”. AoIR Selected Papers of Internet Research, 3. https://journals.uic.edu/ojs/index.php/spir/article/view/8886

Koziner, N. (2013). “Antecedentes y fundamentos de la teoría del framing en comunicación”. Austral Comunicación, 2(1), 01-25. https://doi.org/10.26422/aucom.2013.0201.koz

Lee Wood, M., Stoltz, D., Van Ness, J., Taylor, M., (2018). “Schemas and Frames”. American Sociological Association, 36(3), 244-261. https://www.jstor.org/stable/10.2307/26541789

Marín, F., Armentia, J., Marauri-Castillo, I., Rodríguez-González, M., (2020). “Food accessibility on digital press: framing and representation of hunger in Spain”. Revista Latina de Comunicación Social, 75,169-187. https://doi.org/10.4185/RLCS-2020-1421

Mitchell, W. (2017). ¿Qué quieren las imágenes? Buenos Aires, Argentina: Sans Soleil.

Pérez, S. (2019). “Teoría del encuadre y plataformas sociodigitales de interacción: Un análisis de coyuntura”. Revista Mexicana de Ciencias Políticas y Sociales, 64(236), 332-353. http://dx.doi.org/10.22201/fcpys.2448492xe.2019.236.68820

Roggerone, S. (2015). “Lo saben, pero lo hacen. Slavoj Žižek y la persistencia de la crítica de la ideología”. Revista Pilquen, 18(3), 2015,1-10. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=347543436001

Sanabria, C. (2015). “El sublime objeto de la ideología”. Universitas Philosophica, 32(65), 307-311. https://doi.org/10.11144/Javeriana.uph32-65.rzoi

Taylor, M. (2014). Global Warming and Climate Change: what Australia knew and buried. Canberra, Australia: ANU Press. http://www.jstor.com/stable/j.ctt130h8d6.8

van Dijk, T. (2011). Sociedad y discurso. Barcelona, España: Gedisa.

Winckler, G. (2019). “Internet Memes: Una relación visual contemporánea”. Revista de investigación: arte y sociedad, 17, 1-11.

Žižek, S. (1994). Ideología. Un mapa de la cuestión. Buenos Aires, Argentina: Fondo de Cultura Económica.

Žižek, S. (2003). El sublime objeto de la ideología. Buenos Aires, Argentina: Siglo XXI.

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Meme e ideologia: um olhar alternativo da análise. (2022). Perspectivas, 25, 1-17. https://doi.org/10.15359/rp.25.7

Edição

Seção

Convite geral à apresentação (secção de artigos arbitrados)

Como Citar

Meme e ideologia: um olhar alternativo da análise. (2022). Perspectivas, 25, 1-17. https://doi.org/10.15359/rp.25.7

Comentarios (ver términos de uso)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >>