A didática da História a partir da fragmentação e instrumentalização: um estudo de caso a partir do desenvolvimento da consciência histórica no BEESEC, Universidad Nacional, Costa Rica (2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/rp.26.4

Palavras-chave:

consciência histórica, didática da História, docência, Estudos Sociais, Formação Inicial de Professores, narrativas históricas

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os processos de ensino e aprendizagem presentes nas experiências de formação inicial de egressos da licenciatura em Ciências Sociais e Educação Cívica da UNA relacionados à consciência histórica. Baseou-se nos postulados teóricos sobre consciência histórica e narrativas históricas de Rüssen e Plá respectivamente, bem como nas ideias sobre formação inicial de professores e didática da história propostas por Ramírez, Pagès, Benejam e Plá. A metodologia focou no paradigma qualitativo com abordagem fenomenal, pois os sujeitos do estudo foram oito pessoas formadas pela BEESEC em 2021. Concluiu-se que os sujeitos do estudo foram permeados por um discurso fragmentado entre as noções de ensino e o conteúdo histórico, devido à influência das práticas e discursos proferidos durante as aulas do referencial curricular.

Biografia do Autor

Jeffry Aurelio Esquivel Vega, Investigador independiente

Licenciado en Enseñanza de los Estudios Sociales y Educación Cívica por la Universidad Nacional (UNA), Sede Central «Omar Dengo», Heredia, Costa Rica. Investigador independiente. Correo electrónico: jeffry.esquivel.vega@est.una.ac.cr ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5478-6841

Gustavo Adolfo Campos Fonseca, Investigador independiente

Bachiller en Enseñanza de los Estudios Sociales y Educación Cívica por la Universidad Nacional (UNA), Sede Central «Omar Dengo», Heredia, Costa Rica. Investigador independiente. Correo electrónico: gustavo.campos.fonseca@est.una.ac.cr ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3033-8996

Dennis Josué Jiménez Álvarez, Investigador independiente

Licenciado en Enseñanza de los Estudios Sociales y Educación Cívica por la Universidad Nacional (UNA), Sede Central «Omar Dengo», Heredia, Costa Rica. Investigador independiente. Correo electrónico: dennis.jimenez.alvarez@est.una.ac.cr ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8722-3757

Referências

Aguirre, J. y Jaramillo, L. (2012). Aportes del método fenomenológico a la investigación educativa. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos 8 (2). http://www.redalyc.org/pdf/1341/134129257004.pdf

Barca, M. (2019). Narrativas históricas de los jóvenes: Una cara de su orientación temporal. Historia y Espacio, 15(53): 309-332.

https://doi.org/doi.org/10.25100/hye.v15i53.8741

Barton, K. y Levstik, L. (2004). Teaching History for the Common Good. Lawrence Erlbaum Associates.

Benejam, P. (2002). La didáctica de las ciencias sociales y formación inicial y permanente del profesorado. Enseñanza de las Ciencias Sociales, 91-95. Disponible en https://raco.cat/index.php/EnsenanzaCS/article/view/126133

Benejam, P. (2004). Las aportaciones de teoría sociocultural y constructivista a la enseñanza de las ciencias sociales. En Benejam, P. (Coord.) y Pagés, J. (Coord.). Enseñar y aprender ciencias sociales, geografía e historia en la Educación Secundaria. Universitat de Barcelona.

Coudannes, M. (2014). La conciencia histórica en estudiantes y egresados del profesorado en historia de la Universidad Nacional del Litoral. Un estudio de caso [tesis doctoral, Universidad Autónoma de Barcelona]. Repositorio institucional UAB.

Creswell, J. W. (2009). Research Design. Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. California: SAGE

Davini, M. (2010). La formación docente en cuestión: política y pedagogía. Paidós.

González, D. (2020). Los Estudios Sociales de cara a la Historia: Provocaciones para un debate urgente. Revista Actualidades investigativas en Educación, 20(1), 1-18. https://doi.org/10.15517/aie.v20i1.40176

Márquez Aragonés, A. (2009). La Formación Inicial para el nuevo perfil del Docente de Secundaria. Relación entre la teoría y la práctica [tesis doctoral, Universidad de Málaga]. Repositorio institucional Universidad de Málaga.

Pagès, J. (1994). La didáctica de las Ciencias Sociales, el currículum de historia y la formación del profesorado. Signos. Teoría y práctica de la educación, 38-51. https://historia1imagen.files.wordpress.com/2011/10/Pagès-la-didactica-de-las-cs-sociales-el-curriculum-de-historia-y-la-formacion-de-profesorado.pdf

Pagès, J. (2012). La formación del profesorado de historia y ciencias sociales para la práctica reflexiva. Nuevas dimensiones (3), 5-14. https://doi.org/10.53689/nv.v1i3.23

Plá, S. (2019). Cinco tipos de narraciones históricas interculturales en el currículum. Ensino Em Re-Vista, 26, 958-984. http://dx.doi.org/10.14393/ER-v26nEa2019-1

Ramírez, J. (2020a). El pensamiento histórico en la formación inicial docente. Un estudio de caso en la Escuela de Historia de la Universidad Nacional en Costa Rica [tesis doctoral]. Universidad Tecnológica de Pereira.

Ramírez, J. (2020b). La formación inicial y las prácticas docentes como categorías de investigación en los Estudios Sociales. Revista Perspectivas: Estudios Sociales y Educación Cívica, 1-24. http://dx.doi.org/10.15359/rp.21.4

Rüssen, J. (2004). Historical Consciousness: Narrative Structure, Moral Function, and Ontogenetic Development, Moral Function, and Ontogenetic Devolopment. En Seixas, P. (Ed.). Theorizing Historical Consciousness (63-87). University of Toronto press.

Rüssen, J. (2007). How to make sense of the past - salient issues of Metahistory. The Journal of Transdisciplinary Research in Southern Africa. 3 (1), 169-221. https://doi.org/10.4102/td.v3i1.316

Sant, E.; Pagès, J.; Santisteban, A.; González-Monfort, N.; Oller Freixa, M. (2014). Narrativas y discursos: ¿cómo podemos analizar la competencia narrativa del alumnado en el aprendizaje de la Historia? Clío & Asociados (18), 166-182. http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.8095/pr.8095.pdf

Santisteban, A. (2017). Del tiempo histórico a la conciencia histórica: cambios en la enseñanza y el aprendizaje de la historia en los últimos 25 años. Diálogo andino, (53), 87-99. https://scielo.conicyt.cl/pdf/rda/n53/0719-2681-rda-53-00087.pdf

Santisteban, A. y Anguera, C. (2014). Formación de la conciencia histórica y educación para el futuro. Clío & Asociados, 18-19, 249-267. https://www.clio.fahce.unlp.edu.ar/article/download/Clion19a02/8091/

Schmidt, M. (2019). El turno de la didáctica de la historia: contribuciones para un debate. Historia y Espacio, 15 (53): 21-42. https://doi.org/10.25100/hye.v15i53.8734

Stake, R. (1999). Investigación con estudios de casos. SAGE. Ediciones Morata, S. L.: Madrid.

Solano, E. (2006) ¿Enseñamos Estudios Sociales o Historia? Actualidades Investigativas en Educación. 6 (2), 1-21. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/9213

Verd, J. y Lozares, C. (2016). Introducción a la investigación cualitativa. Fases, métodos y técnicas. Editorial Síntesis.

Publicado

2023-01-01

Como Citar

A didática da História a partir da fragmentação e instrumentalização: um estudo de caso a partir do desenvolvimento da consciência histórica no BEESEC, Universidad Nacional, Costa Rica (2021). (2023). Perspectivas, 26, 1-20. https://doi.org/10.15359/rp.26.4

Edição

Seção

Convite geral à apresentação (secção de artigos arbitrados)

Como Citar

A didática da História a partir da fragmentação e instrumentalização: um estudo de caso a partir do desenvolvimento da consciência histórica no BEESEC, Universidad Nacional, Costa Rica (2021). (2023). Perspectivas, 26, 1-20. https://doi.org/10.15359/rp.26.4

Comentarios (ver términos de uso)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>